Gerencia x Liderança – Um pouco de Reflexão…


O Gerente administra
– O Líder inova.
O Gerente conserva
– O Líder desenvolve.
O Gerente se apoia em sistemas
– O Líder em pessoas.
O Gerente conta com controles
– O Líder em confiança.
O Gerente faz certo as coisas
– O Líder faz a coisa certa.

(Revista Fortune).

“Capacidade de liderança” é uma exigência que aparece cada vez com mais freqüência em anúncios de emprego. Mas por que essa característica tem sido tão exigida pelo mercado de trabalho?

Nos últimos anos, os negócios sofreram transformações que exigem a participação de profissionais cada vez mais preparados para enfrentá-las. E esse preparo inclui, por exemplo, ampla visão empresarial, equilíbrio emocional e rapidez na tomada de decisões.

Queremos um líder

Na área de TI, a capacidade de liderança tem sido um dos principais requisitos para que um profissional seja selecionado e contratado. Mas essa capacidade é realmente fundamental na vida de um profissional? Para o consultor da área de Desenvolvimento Humano da consultoria Manager, Flávio Capaz, sim.

- Muitas vezes você encontra grupos de trabalho ou usuários que necessitam de uma solução, mas não conseguem definir bem o que precisam. E o profissional de TI, tendo a capacidade de liderança, pode ajudar essas pessoas ou conduzir um grupo – justifica.

Na opinião do psicólogo Ruy Góes, quando as empresas procuram profissionais com capacidade de liderança, elas estão buscando gente capaz de liderar projetos, não pessoas. Góes, que atua na área de desenvolvimento comportamental, ministrando palestras e cursos, acredita que ser líder é importante, mas saber ser liderado também.

- Há momentos em que é preciso ser um bom liderado, estando pronto para ajudar o líder quando necessário. O profissional de TI, de modo geral, tem que estar é preparado e ter desenvolvido suas competências e relações interpessoais – analisa Góes.

Gerenciar não é liderar

É preciso ter cuidado quando se fala em liderança, pois muita gente confunde essa característica com o simples ato de delegar tarefas, que está mais associado ao cargo de gerente.

Mas todo gerente é líder? Nem sempre. E nem todo líder é um gerente. Ficou confuso? Você já vai entender.

Um gerente, quando não tem o perfil de líder, preocupa-se apenas em delegar tarefas, de olho nos resultados, deixando o fator humano em segundo plano. O líder, por sua vez, tem comprometimento não só com o trabalho, mas também com sua equipe, dando motivação e incentivo para que o projeto caminhe.

- O líder pressupõe algumas características pessoais que vão além de um título ou cargo. Normalmente, quando o líder está comprometido com um projeto, ele pensa no objetivo da companhia, através de uma visão sistêmica da realidade, e contribui para que isso se espalhe entre as outras pessoas – explica a diretora de Recrutamento da consultoria Mariaca & Associates, Danielle Sarraf.

Para Flávio Capaz, da Manager, muitas vezes um gerente é obrigado a exercer a liderança, o que não significa que ele vá lidar bem com essa situação.

- É muito cômodo chefiar e muito difícil liderar. Ter o poder é inebriante. Alguns ficam fascinados com isso e depois descobrem que, à medida em que dão as ordens, vão se beneficiando de alguma forma. Liderar é uma grande dificuldade para muitos profissionais; mandar é sempre mais fácil. Só que a liderança é algo que pode ser exercido sem que se tenha subordinados – ressalta.

Líderes e líderes

Um dos aspectos que determinam se um profissional é ou não um bom líder é a forma como ele lida com esse “poder”. Mas nem sempre é assim. Para a gerente de Conteúdo do portal Bumeran RH, Cristina Spera, o comportamento do líder depende também da situação pela qual ele está passando.

- O que é um bom ou um mau líder? Acho que ele é bom ou ruim dependendo do objetivo que queira atingir. Um profissional pode ter sido um mau líder em uma determinada tarefa ou situação, mas isso não significa que será sempre assim – acredita.

Há também outros fatores que podem influenciar no perfil de um líder, como a forma com a qual ele se relaciona com as pessoas de sua equipe. Se ele não estiver preparado para lidar com suas emoções e com as dos outros, pode ser obrigado a enfrentar sérios problemas.

About these ads

4 Respostas para “Gerencia x Liderança – Um pouco de Reflexão…

  1. selma de oliveira

    gostei muito do que li porque achava que liderança e gerencia fosse a mesma coisa mas são bem diferentes

    • Exatamente Selma, existe uma grande diferença entre o gerente e o lider. Um lider não precisa necessáriamente ocupar um cargo de superioridade, pois ele se mostra superior em qualquer função que venha a exercer. Por este motivo que as grandes empresas hoje, dão mais valor para Bons Lideres, e não para bons gerentes…

  2. Adorei a materia! Fui criticada hoje por ser uma lider… imagine!!! A pessoa que fez a critica gostaria que eu fosse mais gerente, ou seja, pessoas em segundo plano. Esse comportamento iria em desencontro com minhas convicções, pois, proporciono um ambiente em que as pessoas desenvolvam suas atividades sem necessariamente delegar tarefas, mas, faço com que elas percebam as necessidades da empresa e assumam um compromisso para um desenvolvimento otimizado. Acredito que o desempenho esteja diretamente ligado a satisfação, portanto, procuro proporcionar um ambiente motivado, com incentivos e reconhecimento. Não achei esta uma critica construtiva da minha colega de trabalho!!!! Pessoas sem formação ou o devido conhecimento deveriam se abster de comentarios. Vou indicar este site para ela se atualizar, ou seria reciclar??????

    • Olá Regina,

      Agradeço a sua visita em meu blog, e peço desculpas pela demora ao responder seu comentário. Realmente, é fácil encontrarmos pessoas que sabem apenas criticar, quando vê um colega de trabalho tendo um bom desempenho em determinada área. Mas o importante é que possamos passar por estas situações sem julgamento de nossa parte, pois cada pessoa esta em um degrau especifico em sua evolução pessoal e profissional. As vezes, encontramos pessoas que ainda trabalham como nas “cavernas”, e não se enquadram em um método mais social e eficiente. Neste caso, o melhor que podemos fazer é continuar a agir como nossa consciência manda, e com certeza, nossos exemplos serão os melhores professores.

      Te desejo muito sucesso e novas perspectivas em seu trabalho, e sempre que precisar de algo, não deixe de nos procurar.

      Abraços e Sucesso Sempre…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s