Tudo é uma questão de Princípio. Quais sãos os seus?


Em um artigo anterior, falei um pouco sobre Valores Pessoais e a sua importância. Aproveitando o tema, volto neste post para falar um pouco de principios, que de certa forma faz parte do desenvolvimento de nossos valores.

Uma pessoa de principio, tem seus valores fortalecidos, mas para entendermos melhor isto, vamos primeiramente entender o que são “Principios”

Os principios de um individuo, são como regras que ele segue, sejam estas regras impostas pela sociedade, familia ou meio no qual o mesmo vive. Um exemplo clássico de principios, nós podemos encontrar nos dizeres que se passam a mais de 2.000 anos, e que hoje conhecemos com os 10 Mandamentos:

1 – Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
2 – Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
3 – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
4 – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
5 – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6 – Não matarás.
7 – Não adulterarás.
8 – Não furtarás.
9 – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10 – Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
  1. Não terás outros deuses diante de mim.
  2. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
  4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
  5. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Até os dias de hoje, estes são principios universais que todos os individuos seguem (ou ao menos deveriam seguir), e a partir destes principios, podemos entender um pouco mais sobre como eles podem nos ajudar a ser pessoas de maior valor. Trabalhando em conjunto, nossos principios e nossos valores pessoais, podemos começar a definir nossa missão de vida, um outro assunto que entrarei em detalhe posteriormente.

O coaching ajuda a descobrir que principios estamos seguindo, e de que forma eles moldam a nossa personalidade, e sabendo estes detalhes de nossa vida, podemos escolher melhor os rumos que devemos tomar para ser pessoas de sucesso.

Em um proximo artigo, trarei as formas de se descobrir seus principios, e de como trabalhar para mudificar os principios que de alguma forma possam nos prejudicar. A isso, chamamos de vícios de comportamento, que se não descobertos, podem atravancar o nosso desenvolvimento pessoal.

Até um proximo artigo e Sucesso a todos.

coach-pb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s