Mudando de Atitude – (Zona de Conforto)


Recebi um comentário de uma leitora, pedindo para esclarecer um pouco mais esta questão de mudança de atitude. Vamos ver o comentário dela:

Achei interessante seu artigo, como as pessoas já estão acostumadas, não eh facil mudar de comportamento, leva um tempo para se adaptar as mudanças, caso a pessoa decid mudar. Gostaria que vc escrevesse um artigo sobre o porque das pessoas se acostumarem a situação em q se está, pq a maioria das pessoas encontram tantos obstaculos em se superarem cada vez mais. Não sei se entendeu bem o que eu tentrei dizer, mais eh isso. Beijos

Bem, já falamos anteriormente, através de um texto retirado do portal Terra, sobre a Zona de Conforto, Mas agora, vou tentar escrever sendo um pouco mais especifico, voltando minhas atenções as questões levantadas no comentário.

“Porque as pessoas se acostumam com a situação em que se está, e porque a maioria das pessoas encontram tantos obstáculos em se superarem cada vez mais.”

200142684-001Após entendermos a questão levantada, vamos entender um pouco do que estamos falando. O assunto em questão é mudança de Atitude, para conseguir sair de onde se encontra, superar os obstáculos que possam surgir a frente, e se tornar vitorioso(a), na conquista de seus objetivos.

Se acostumar com uma situação ruim, é muito fácil para a maioria das pessoas que conhecemos, principalmente pelo motivo de vivermos num país onde a situação ruim já se tornou corriqueira. Não vamos aqui falar que as pesoas se acostumam com as situações ruins, e permanecem nela, por culpa do pais, e depois cruzar os braços e esperar o país melhorar. Na verdade, recebemos sim grande influência do meio onde vivemos, e desta forma, nos adaptamos a este meio, na forma de agir, e principalmente na forma de pensar. É muito mais fácil para um individuo aceitar o fato de que tem um emprego “mediocre”, mas que continua neste emprego por medo de conquistar novos mercados e um novo status. A mudança exige um pouco de coragem, na verdade, exige muita coragem.  A coragem de ser diferente, de remar contra a correnteza, a coragem principal de sonhar, e seguir um sonho.

Quando falamos de obstáculos na questão acima, na verdade, imagino eu que estes obstáculos surgem para que possamos aprender cada dia mais, e só devemos permitir os obstáculos que nós mesmo criamos, e de forma nenhuma usa-los como muleta, mas sim como um trampolim, agora o que acontece muito comumente, é o fato de que outras pessoas colocam obstáculos em nossa frente, e por medo de desafiar estas outras pessoas, recuamos. Perceba que é sempre muito comum, em meios sociais, dentro de uma empresa, quando um individuo, cansado de seu trabalho repetitivo, lança uma ideia inovadora, maluca ao extremo, de abrir seu prorpio negocio, em grande parte da situação, as pessoas ao redor irão criticar, irão fazer com que a pessoa desista de sua vontade, e aceite a situação em que se encontra. Isso acontece por um unico motivo. As pessoas acham que por não ter força e coragem suficiente para mudar, ninguem mais deve conseguir mudar ao lado dela. Isso acaba criando um circulo vicioso, e com o tempo, acaba se tornando uma realidade coletiva, e os poucos que ousam sonhar um pouco além dela, logo são arrastados para o turbilhão da massa novamente.

Um dos meus livros de cabeceira, é Ilusões, de Richard Bach, já comentei um pouco sobre ele neste blog, mas este livro fala exatamente desta situação, de você acreditar em seus sonhos e buscar ir atras do que acredita, sem se deixar contaminar pela coletividade ao redor. As pessoas sabem muito bem comentar sobre a vida de todas as outras pessoas, mas pecam em se esquecer que elas também têm uma vida, que deve ser sua principal fonte de concentração.

O Coaching possui ferramentas poderosas para mudanças de atitude, e basta um pequeno passo, para se iniciar a mais longa e proveitosa jornada de sua vida.

Muito Obrigado pela visita Danielle, e se caso tenha mais alguma pergunta a respeito, ou se quiser comentar novamente, seja sempre bem vinda. Abraços e sucesso a todos.

coaching2

Anúncios

8 Respostas para “Mudando de Atitude – (Zona de Conforto)

  1. Muito Obrigada Douglas, gostei muito do artigo, me tirou várias dúvidas. Confeço que fiquei surpesa! Muito obrigada mesmo. =D

  2. Muito bom,

    John Maxwuell, fala de 03 zonas:

    Zona de desafio…a busca do novo..do desconhecido..um chamado ao crescimento…voar mais alto…..aprender e fazer coisas novas

    Zona de conforto….comodismo..conformismo..mesmice….todos eles são carcereiros da liberdade e inimigos do crescimento (J Kennedy) continuar a fazer as mesmas coisas..

    Zona costeira….área de recuo..a vida em todas as suas áreas indo de ladeira a baixo..de mal a pior..é abandono das responbilidades com a própria..e o caminho da desistencia…deixar de fazer o que vem fazendo…

    • Muito obrigado por complementar o texto com estas informações João Magalhães. Vou estar me aprofundando sobre estes temas, e possivelmente escrevendo algum artigo envolvendo estas três situações.

      Abraços e sucesso sempre…

  3. Para completar, deixo um ditado que me ensinou muito…

    “SE VOCÊ CONTINUAR A FAZER O QUE SEMPRE FEZ, CONTINUARÁ TENDO O QUE SEMPRE TEVE”…

    Abraços…amei o site….sucesso

  4. Pingback: Como Fazer – Desafiando sua Zona de Conforto « Life Coaching

  5. Pingback: Retrospectiva do Blog Life Coaching – 2009 « Life Coaching

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s