Administração do Tempo – Coaching Aplicado


Como mencionei em um artigo anterior, estarei neste artigo explanando um pouco mais sobre a aplicação do Coaching em relação à administração do tempo. No artigo anterior, mencionei algumas formas de administrar o tempo criando listas de prioridades, neste artigo, irei detalhar melhor esta ferramenta do Coaching.

O Coaching vê necessária a administração do tempo, quando o individuo não encontra tempo hábil para alcançar seus sonhos ou objetivos. Quando o Coach detecta que o esforço de seu cliente esta batendo numa parede rochosa da falta de tempo, é o momento adequado para direcionar as sessões de coaching de forma que o seu cliente possa descobrir como administrar seu tempo para que ele, em vez de ser um obstáculo intransponível, se torne um aliado poderoso na obtenção de seus objetivos.

Vamos agora entender um pouco como o coaching trabalha com a administração do tempo, de forma mais detalhada.

O primeiro passo, para se realizar um objetivo, seja ele qual for, é determinar quais as ações que são necessárias para se obter a realização do mesmo. É muito importante determinar quais as ações necessárias para transformar um objetivo em algo concreto, realizável, e depende somente do individuo, descobrir o que pode fazer, de forma exemplar, que fará uma grande diferença na realização deste objetivo.

Neste momento, se a falta de tempo for um obstáculo detectado, então o individuo deve seguir alguns passos que o ajudarão a ter total controle sobre sua agenda. Vamos a elas:

Descreva sua rotina diária, sem omitir nenhuma informação. “Tudo o que você faz no dia a dia é importante, deve ser descrito na sua rotina”. Passe pelo menos de dois a três dias fazendo as anotações de tudo o que você faz, desde o momento em que acorda, até o momento em que volta para dormir. Um ponto importante destas anotações é você determinar quanto tempo utiliza para cada atividade, incluindo a hora em que acorda e a hora em que vai dormir.

Nestas anotações, tudo deve ser anotado, ressaltando o grifo acima, anote realmente todas as suas atividades, inclusive o tempo estabelecido para higiene pessoal, cafés e descansos durante o dia, ou seja, construa sua agenda diária detalhadamente.

Após ter sua rotina já delineada, é preciso fazer um balanço geral das suas atividades, e analisar cada atividade de forma a descobrir seu impacto e suas conseqüências, utilizando os seguintes critérios:

  • A – Alto Impacto: Atividades de grande importância com conseqüência altamente positiva. Quais das suas atividades diárias trazem melhores resultados para sua vida como um todo?
  • B – Médio Impacto: Atividades importantes, mas caso não sejam realizadas, não trazem grandes conseqüências. Quais de suas atividades são importantes, mas trazem poucos benefícios para sua vida como um todo?
  • C – Baixo Impacto: Atividades que são boas, mas não possuem nenhuma conseqüência. Quais de minhas atividades não são importantes, não são urgentes, e não possuem nenhuma relação com meu objetivo?
  • D – Delegáveis: Quais de minhas atividades podem ser transferidas para outras pessoas?
  • E – Elimináveis: Quais atividades você vê na sua agenda, onde você esta desperdiçando seu tempo?

A partir desta classificação, é possível começar um processo de reorganizar sua agenda, determinando quais atividades são realmente importantes, e que farão com que você alcance de forma mais rápida os seus objetivos e sonhos.

Este é um dos processos mais utilizados pelos profissionais de coaching para auxiliar ao seu cliente o processo de gestão de seu tempo. Acima temos apenas uma seqüência de ações, todo o trabalho deve ser feito com o acompanhamento de um coach para que você possa alcançar o melhor resultado dentro do que você espera, e aproveitando a deixa, em um próximo artigo, estarei falando um pouco sobre Resultados Esperados.

Juntamente com o artigo anterior sobre administração de tempo, espero que este artigo possa auxiliar e direcionar melhor suas tomadas de decisão.

Desejo uma ótima semana a todos e muito sucesso.

coaching2

Sempre lembrando, que temos um canal aberto para sugestões, dicas, críticas e elogios, bastando para isso utilizar nosso sistema de comentários, ou enviar um e-mail para douglas.coach@gmail.com, que teremos prazer em manter um contato sempre direto com todos.

Anúncios

3 Respostas para “Administração do Tempo – Coaching Aplicado

  1. Gostaria de saber se o Coaching pode realmente me ajudar a controlar melhor o meu tempo, e se as ferramentas apresentadas sao realmente eficazes. Quantos casos voce ja trabalhou onde alcançou sucesso?

    • Olá Luiz Fernando, respondendo a sua pergunta, já trabalhei em alguns casos em que o foco foi a administração do tempo, e posso assegurar que tivemos resultados excepcionais, onde não só encontramos os problema, mas resolvemos e chegamos aos objetivos pré-determinados.

  2. Pingback: Cuidado! Eles estão roubando o seu tempo – 1ª Parte « Life Coaching

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s