Crenças Limitantes – Idéias fixas que levam ao fracasso


duvidasQuem já não passou pela situação de enfrentar um desafio em sua vida? Quem já não se pegou com pensamentos do tipo: “- Eu não consigo”, “- Eu não sou capaz”, “- Eu não posso fazer isso”, entre muitas outras rases de impacto negativo em nossa vida?

Estes pensamentos, também conhecidos como Crenças Limitantes são mais comuns do que se imagina. Em algum momento de sua vida, você já deve ter se deparado com estes obstáculos, que na realidade, existem somente porque damos força para sua existência.

Mas para nosso próprio bem, existem formas de se trabalhar com estes obstáculos, e o Coaching oferece ferramentas e técnicas de resultados surpreendentes, e neste artigo, vamos falar um pouco em como estas ferramentas funcionam, e de que forma você também pode se livrar destes pensamentos, e deixar seu caminho para o sucesso mais tranqüilo e suave.

Vamos, antes de qualquer coisa, entender o porquê destas crenças, e como elas se instalam dentro de nós.

As crenças limitantes são pensamentos e formas de expressão, que nos impedem de realizar determinada tarefa, elas existem por diversos motivos, e todos eles, remetem a algum acontecimento que possa ter “traumatizado” nossa mente, nos tornando incapazes de seguir adiante, quando defrontamos com as tarefas que disparam esta crença dentro de nós.

Estes “traumas”, sempre acabam surgindo em nossa infância, ou no período de nossa adolescência, quando ainda está em formação nosso senso critico e nossos desafios ainda estão no começo. É muito comum encontrar pessoas que, por exemplo, tem medo de falar em público, e isso pode ser por diversos motivos, por eventos que ocorreram em algum momento de sua formação, onde tenha passado por alguma situação constrangedora, que marcou sua vida, e acaba se tornando um impedimento até o momento em que percebe o quanto isso dificulta seu caminho. Outro exemplo que poderíamos citar é de crianças que durante toda sua infância, crianças que foram taxadas de “burras”, “incompetentes”, “incapazes”, entre outros adjetivos ou formas de expressão, que acabam destruindo parte de sua auto-estima, e acabam se tornando pessoas sem comprometimento, pessoas que se retraem diante de um desafio, por se acharem incapazes de realizar tal tarefa.

Estes foram apenas alguns exemplos, sempre lembrando que cada caso é um caso independente, e deve sempre ser bem analisado junto ao seu Coach, mas estes casos acima servem como suposições para que se entenda um pouco mais sobre o assunto tratado neste artigo.

Quando falamos sobre Crenças Limitantes, estamos diante de um problema muito delicado de se resolver, pois são casos em que o Coach deve trabalhar com idéias fixas, que já existem há muito tempo, e mesmo que isso esteja fazendo mal ao individuo, já faz parte de sua vida, e deve ser trabalhado com muito cuidado.

Na verdade, não existe nenhuma técnica para eliminar uma crença limitante, na realidade, o trabalho do Coach é substituir a crença limitante detectada, por outra idéia, que ao contrario da anterior, possa levar a pessoa mais perto de seu objetivo final.

Durante as sessões de Coach, é preciso identificar de onde esta crença limitante surge, e o que dispara toda a seqüência de ações e atitudes desta crença. No exemplo acima, quando a pessoa assume que não é capaz de fazer uma apresentação em público, devemos antes de tudo, entender o que acontece no momento de uma apresentação, e para isso, o Coaching também possui ferramentas lúdicas capazes de criar estas situações, em um ambiente seguro, onde o cliente pode expor seus medos e sua forma de agir.

Depois de identificada a situação, o coaching possui inúmeras maneiras de trabalhar com as crenças limitantes, utilizando para isso técnicas que podem auxiliar a encontrar um substituto válido para cada limitação que o individuo encontre em sua vida.

As técnicas podem ser desde as mais simples, como trabalhar diretamente uma única idéia, ou uma situação mais calculada, até mesmo técnicas que utilizam algumas sessões a mais, utilizadas quando a situação limitante interfere de forma mais drástica na vida do individuo, com elementos mais complexos e com um maior impacto negativo.

Mas seja qual for a técnica utilizada, o trabalho com o coaching torna possível a melhora do individuo em relação a suas limitações, sempre alcançando resultados eficientes e de um alto nível de satisfação.

Desta forma, caso você se identifique com estas situações, saiba que seus problemas têm sim uma solução prática e eficiente, e que sim, você é capaz de realizar qualquer tarefa que possa surgir em sua vida, tornado-se mais confiante, e sabendo que cada obstáculo, pode ser visto como mais um desafio que deve ser superado, em vez de sempre se tornar uma experiência penosa ou difícil em sua vida. Procure um Coach, e seja também uma pessoa de sucesso.

Vou chegando ao fim de mais um artigo, onde agradeço a presença de todos que por aqui passam, e desejo muito sucesso em suas vidas.

publicidade-baner3

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s