Cuidado! Eles estão roubando o seu tempo – 2ª Parte


1228579637u6o0yFVamos para a segunda parte de nosso artigo, falando sobre mais algumas situações que vivenciamos, e que torna nosso tempo mais escasso e pouco produtivo. No artigo anterior, falamos sobre reuniões desnecessárias, interrupções e falta de clareza, abordando também algumas técnicas que ajudam a neutralizar estes problemas do dia a dia. Hoje vamos começar com um assunto que é considerado um grande vilão, no quesito de ladrões de tempo, os Telefonemas:

Telefonemas: Aqui, vamos mesclar tanto o telefone fixo, como também os telefones celulares, que já são comuns em nossa rotina. Ambos se tornaram imprescindíveis na vida moderna, mas também podem ser considerados os maiores vilões das interrupções, pois eles são a fonte de um desperdício significativo de tempo. Vamos ver como podemos nos livrar desta ameaça:

  • Reserve horários para fazer e receber ligações, preferencialmente durante o período da manhã.
  • Relacione os telefonemas a serem feitos, por ordem de prioridade. As vezes ligar ou receber uma chamada do amigo para comentar sobre o futebol da quarta-feira, não seja um assunto tão urgente, e pode poupar preciosos minutos de seu tempo.
  • Sempre que for realizar uma chamada importante, tenha sempre a mão todo o material, documentos e informações necessários.
  • Identifique-se no inicio das ligações.
  • Sempre que for preciso deixar algum recado, o faça de forma clara e precisa. Lembre-se do artigo anterior, quando falamos de falta de clareza.
  • Não prometa retorno de suas ligações, se não for realmente fazê-lo em um tempo hábil.
  • Sempre seja Cortez ao encerrar uma conversa por telefone, mas seja sempre objetivo

No caso de celulares, além das dicas acima, temos algumas outras que podem ser analisadas:

  • Desligue o aparelho quando estiver em alguma reunião ou realizando alguma tarefa que exija sua concentração.
  • Utilize sem medo o modo de vibrar de seu celular.
  • Utilize também os recursos de identificação de chamada, tornando assim mais fácil filtrar o que urgente do que é desnecessário.
  • Utilize o serviço de mensagens de sua operadora, e cheque as mensagens no máximo duas vezes ao dia.

E-mails: O e-mail é uma fantástica ferramenta, quando utilizada ao nosso favor. A partir do momento que nos tornamos escravos desta tecnologia, ele se torna um perspicaz ladrão de tempo, pronto para deixar seu dia mais curto e seus prazos mais apertados. Vejamos algumas dicas de como superar este problema:

  • Utilize sempre um programa para receber e enviar mensagens. Eles podem ser programados para receber mensagens em horários pré-determinados, e já possuem um bom sistema de filtragem e direcionamento.
  • Classifique as mensagens em Urgentes e não urgentes, respondendo as da primeira classe assim que as receber.
  • Separe seus e-mails por pastas, você economizará muito tempo, quando tiver que encontrar um e-mail antigo.
  • Tenha uma assinatura eletrônica de e-mail.
  • Sempre utilize um corretor ortográfico.

Internet e Intranet: Também, aliado ao e-mail, são poderosas ferramentas tecnológicas que auxiliam nosso trabalho e desenvolvimento. Mas se não utilizadas corretamente, podem trazer grandes transtornos para o seu limitado tempo. Como não deixar isso acontecer:

  • Use a internet e intranet com responsabilidade, reservando um tempo pré-determinado para assuntos pessoais e divertimentos na rede.
  • Utilize os mensageiros eletrônicos (MSN, Skype, entre outros) de forma criteriosa, e quando estiver ocupado, desligue-os ou mantenha com o sinal de ausente, ou ocupado.
  • Cuidado ao navegar por sites que possam conter vírus ou programas que possam provocar algum malefício ao seu computador.
  • Sempre procure o suporte de um técnico assim que o seu computador ou terminal apresentar algum problema, ou falha técnica.

Existem muitas outras situações que poderíamos citar aqui neste artigo, mas para não prolongar muito, vou deixar que vocês comentem um pouco sobre o assunto, reflitam e deixem suas próprias experiências, para que possamos sempre eliminar  os ladrões de tempo de nossa vida, e desta forma, ter sempre a capacidade e oportunidade de alcançarmos nossos objetivos.

Espero que tenham gostado deste artigo, e até a próxima. Lembrando que sempre aguardo o contato de vocês, com dicas, criticas e sugestões de novos artigos.

Tenham um bom dia e sucesso a todos.

publicidade-baner3

Anúncios

2 Respostas para “Cuidado! Eles estão roubando o seu tempo – 2ª Parte

  1. Putz só hoje que achei esse blog!
    Muito bom mesmo, já está nos favoritos e seguindo no twitter!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s