Qual o segredo de um Feedback Eficiente – Coaching Aplicado


FeedbackJá falamos algumas vezes aqui neste espaço sobre Feedback, mas vejo que ainda muitas pessoas estão ansiosas por mais detalhes sobre esta fantástica ferramenta de ação. Sempre que desejamos alcançar algum objetivo, é necessário tomar as atitudes necessárias para torná-los reais, ou seja, pessoas de sucesso são pessoas que tomam atitudes de sucesso, que tomam as ações necessárias para chegar ao seu objetivo, seja ele qual for.

Até ai, tudo bem, eu acho que todas as pessoas que acompanham este espaço, já devem ter entendido esta parte importante para se chegar ao sucesso, mas no meio do turbilhão de coisas novas que irão surgir, oportunidades, novas pericias, entre outras coisas, como que nós fazemos para medir nosso avanço? Como fazer para ter certeza de que estamos no caminho certo, e que o nosso destino é realmente o que desejamos?

Vamos entender como funciona um pouco mais este processo: Imagine você, se preparando para uma longa viagem. As suas primeiras obrigações serão: verificar a segurança de seu carro, determinar qual o melhor caminho que você irá fazer, determinar quantas paradas serão necessárias e onde serão feitas. Tudo isso faz parte da preparação de sua viagem, e é tudo importante. Mas a partir do momento em que você inicia a sua jornada, de que forma você poderá saber que esta seguindo a risca todos os preparativos que foram tomados no inicio da viagem? Com certeza, se você é uma pessoa preparada, você irá fazer um roteiro de sua viagem, e checar este roteiro constantemente, para ter certeza de que esta no caminho certo. Outra ferramenta que você terá ao seu lado será um mapa com o trajeto, e que também estará sendo consultado a todo o momento, para ter certeza de que ainda se encontra no caminho certo.

Se você sair numa viagem, mesmo fazendo toda a preparação inicial, mas sem depois se preocupar em ver se esta seguindo as instruções a risca, com certeza terminara a quilômetros de distancia de seu destino original, e isso é muito comum e muito fácil de acontecer. E isso também acontece em sua vida, quando você determina um objetivo, você precisa se armar com ferramentas que possam mostrar a você constantemente, de que está no caminho certo. E uma das principais ferramentas que nos ajudam neste momento, é o Feedback.

Através do feedback, seu Coach poderá determinar em que ponto de sua caminhada você se encontra, e corrigir eventuais desvios que estejam acontecendo. Mais importante que saber dar um bom feedback, é saber receber um bom feedback.

Às vezes, você poderá se sentir mal ao receber um feedback, poderá ter sentimentos conflitantes dentro de si mesmo, poderá até mesmo se sentir como uma criança que foi pega pelos pais, ao fazer uma travessura. Este sentimento é muito comum, principalmente no inicio de um processo de Coaching. Mas o coachee deve entender que cada palavra de seu Coach, é importante para que ele alcance o seu objetivo, e é através do feedback que o Coach consegue mostrar ao seu cliente os pontos que devem ser melhorados, e os pontos que devem ser exaltados.

Afinal, estes dois lados devem ser na mesma medida. Um Coach que somente sabe identificar a apontar os pontos negativos em um processo, não esta fazendo o seu papel corretamente, pois isso poderá, com o passar do tempo, fazer com que o coachee se afunde cada vez mais em seu fracasso, mesmo que esteja destinado ao sucesso. O inverso também deve ser comentado, pois um Coach que somente sabe exaltar seu cliente, ignorando por completo os pontos negativos que devem ser trabalhados, está, na verdade, criando uma bolha frágil e delicada em volta do coachee, uma bolha que faz com que ele veja o mundo a sua volta, e suas atitudes, com uma beleza irreal, e um sucesso, que aparentemente foi conquistado arduamente, desaparece no instante em que os espinhos que não foram trabalhados estouram o casulo em que o cliente entrou, sendo erroneamente direcionado pelo seu Coach.

Por este motivo, é muito importante que o feedback seja eficiente, tanto quando emitido, como também quando recebido. E agora, vamos ver como podemos identificar um feedback realmente positivo, capaz de auxiliar e fazer com que o cliente possa seguir o percurso correto, até alcançar o sucesso que lhe espera ao fim da jornada.

O segredo de um feedback eficiente:

Já chegando perto da conclusão de nosso artigo, vamos agora entender como é possível dar um feedback eficiente, que não se perde pelo caminho a ser seguido, e que é capaz de tornar o mais incrível sonho, e uma realidade palpável e sustentável.

O feedback, para ser efetivo, deve, além de exaltar os pontos positivos, para que os mesmos se tornem mais freqüentes, deve também encontrar os pontos negativos, por mais que eles se camuflem. O Coach deve ser imparcial no momento de dar seu feedback, mas também deve ser sensível o suficiente para conseguir passar segurança e respeito, mesmo quando os pontos negativos parecem mais fortes que os positivos. E chegamos ao ponto principal de um feedback realmente eficaz, não adianta apenas mostrar os pontos positivos, muito menos ainda, somente apontar os pontos negativos, mas deve-se acima de tudo, mostrar de que forma podemos melhorar e não errar novamente. Está é a principal função do feedback, mostrar que podemos ter total controle do rumo que desejamos seguir, e saber que sempre que desviarmos de nosso curso, teremos ao nosso lado uma ferramenta poderosa para nos guiar novamente ao rumo certo, e desta forma, estar cada dia mais perto os objetivos.

E como é bem conhecido em um ditado popular: “Errar, é humano. Mas errar duas vezes, é burrice…”

Bem, fico por aqui no término de mais um artigo. Espero que após esta leitura, possamos ter muito assunto para debate, e sempre lembrando, que aguardo sempre seus comentários, duvidas, criticas e sugestões.

Abraços e sucesso a todos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s