Mudança de Vida – O Segredo por detrás da mágica


Muitas pessoas me procuram para resolver um problema que já faz parte de nosso cotidiano. As pessoas acham que existe uma maneira fácil de mudar radicalmente sua vida, como se existisse uma lâmpada mágica, que quando esfregada, pudesse fazer com que toda uma vida deixasse de existir, e se transformasse em um conto de fadas. Mas o que acontece realmente, é que este conto de fadas acaba, por não ser sustentável, e então entramos em um circulo vicioso, onde vivemos em um mundo de Cinderela, onde a cada meia-noite, nossos sonhos se destroem e voltamos à velha abobora constante de nossa vida.

Muitas destas pessoas que me procuram, acham que talvez eu tenha o segredo desta lâmpada mágica, e quando se deparam com o coaching, e acham que sua vida dará um salto gigantesco, rumo ao sucesso, e que agora chegou à vez delas se tornarem realmente tudo o que sonharam. Em nenhum momento, estas pessoas estão erradas, realmente, a partir do momento em que você decide procurar um Coach, as chances de você alcançar seus objetivos se multiplicam de forma espantosa. Então, porque nem sempre estas pessoas conseguem alcançar o que querem? Elas buscam um Coach, encontram a “ferramenta mágica” que poderá mudar a sua vida, e mesmo assim não avançam nem mesmo um milímetro até os seus objetivos. Vamos entender um pouco, o que se aprofunda por trás desta afirmação.

Como já vimos em muitos artigos, sempre coloco o coaching como uma ferramenta extremamente poderosa, capaz de transformar realmente a vida de uma pessoa. Eu faço isso, porque senti essa transformação em minha própria vida, e posso dizer com conhecimento de causa. Mas porque nem todas as pessoas conseguem sentir isso da mesma forma? Vamos agora responder a algumas perguntas que devem estar povoando a mente de muitas pessoas.

A partir do momento que uma pessoa acha que o coaching é mágico, e pode transformar a sua vida em um simples piscar de olhos, esquece de um elemento muito importante para que a mágica tenha efeito. Quando um mágico profissional executa um truque diante de uma platéia, ele não fica simplesmente sentado em sua cadeira, enquanto seus instrumentos levitam e realizam as mais prodigiosas ilusões para os olhos dos espectadores. Pelo contrário, ele atua junto aos seus instrumentos, ele participa de cada truque, e para cada apresentação, ele tem sua palavra mágica adequada, que faz com que o truque funcione. Bem, esta é apenas uma analogia, pois todos sabem que truques de mágica não passam de ilusões, capazes de enganar os olhos das pessoas mais atentas. Mas para transformar a sua vida, o processo é o mesmo, e até mesmo mais eficaz. Para que você possa realizar o impressionante truque de transformar a sua vida, deve ter em mente uma poderosa palavra mágica, uma palavra que será constante em sua vida. Para ser um mágico de verdade e transformar a sua vida, você deve saber utilizar a mais forte palavra de seu vocabulário, e esta palavra é “Ação”.

Mas é neste momento que a mágica toda desaparece para a grande maioria das pessoas. Quando falamos que o truque somente funciona a partir do momento que ela entre em ação, ela para por um momento e vê, que a mágica que ela espera não é o que esta acontecendo, o que a grande maioria das pessoas querem, é que a vida mude por si mesma, enquanto elas dormem ou esperam sentadas em uma poltrona, de frente a televisão no final de semana. Isso me faz lembrar uma frase muito famosa, que no momento não me recordo à autoria, mas a frase é mais ou menos assim: “Loucas são as pessoas que fazem sempre a mesma coisa, e esperam resultados diferentes.”, Não é possível desejar uma vida diferente, enquanto você não se movimenta para fazer coisas diferentes. Nestas pessoas, é muito comum frases como:

  • Na próxima semana eu começo meu regime.
  • Segunda Feira eu começo a fazer ginástica
  • No começo do ano eu começo a procurar um novo emprego
  • No ano que vem eu volto a estudar

E muitas outras frases, que somente servem para camuflar a realidade da vida desta pessoa, uma realidade que ela tenta esconder atrás de eventos que irão acontecer um dia, mas que não se esforçam nem um pouco para que este dia seja hoje, e que à hora da mudança seja agora, neste exato momento.

As pessoas estão acostumadas às facilidades da vida, mas estas mesmas facilidades fazem com estas pessoas se tornem frágeis e vitimas de si mesmas. O Coaching proporciona uma mudança de vida, mas esta mudança envolve muita ação, muito movimento por parte da pessoa, e principalmente, duas outras palavras mágicas que acompanham a ação: Esforço e Responsabilidade.

A mágica realmente funciona, o coaching tem se tornado uma ferramenta poderosa, utilizada por muitas pessoas que alcançaram o sucesso, e continuam com ele, tornando suas vidas uma seqüência de vitórias. O trabalho do coaching é desenvolver esta permanência, desenvolver a maturidade e a sustentabilidade desta nova vida. Este é outros dos segredos do coaching, sustentabilidade.

Em uma vida de sucesso, vitorias e melhora de qualidade de vida, a sustentabilidade é uma base muito importante, e desfaz o maior problema encontrado, o efeito Cinderela, que se desfaz a cada meia noite. O Coaching é capaz de manter uma pessoa no caminho do sucesso, mas para isso, precisa ser correspondido, ser alimentado com ações e atitudes vitoriosas.

Mudar de vida é um processo real e consistente, é sim possível ter uma vida recheada de momentos felizes, basta para isso você dar o primeiro passo, e ter responsabilidade de assumir seu novo caminho, e estar disposto a fazer o que for necessário, para chegar ao seu objetivo. Se você ainda não é esta pessoa, então lhe desejo um bom final de semana, e um domingo longo em sua poltrona favorita. E quem sabe, no começo do ano que vem, poderemos conversar novamente.

Agradeço a todos que tem entrado e participado deste espaço, com dúvidas, sugestões e criticas. Todos são sempre bem vindos, e que juntos, possamos sempre alcançar nossos sonhos.

Abraços e sucesso a todos…

Anúncios

4 Respostas para “Mudança de Vida – O Segredo por detrás da mágica

  1. Lendo esse artigo, eu me espantei pois vc mostra o efeito do coaching na vida pessoal.
    Moro atualmente no Japao e foi aqui q ouvi falar de coaching pela primeira vez. Mas sempre foi no sentido profissional.
    Nao sou lider nem ocupo qualquer posicao semelhante… mas como veterana, sera que o coaching me ajudaria a lidar com os novatos?

    • Olá Márcia, Agradeço imensamente sua participação em nosso espaço, e fico feliz de que estas mensagens estejam chegando tão longe. Bem, em relação ao seu questionamento, a resposta é sim, com certeza o Coaching pode ajudar a melhorar o relacionamento entre pessoas mais experientes com as novatas. Tudo vai depender de você conseguir avaliar quais são as dificuldades encontradas, e de que forma estas dificuldades podem ser ultrapassadas respeitando o individuo em cada um. Caso queira maiores explicações, não deixe de entrar em contato, pois estamos sempre prontos e dispostos a auxiliar em dívidas e criticas.

      Abraços e muito sucesso, sempre…

  2. Olá, não sei quem é o Sr. Douglas Ferreira, nem tão pouco quem é o, ou quem são os autores do LIFE COACHING.
    De qualquer forma devo deixar aqui o meu aprêço a essas mesmas pessoas. dado que hontem mesmo estive num invento onde foi muito falado por um orador de craveira, o factor COACHIG, e eu como sou muito curioso vil logo pesquizar algo mais sobre o assunto, e curiosamente encontrei aqui mais uma frase que todos devemos meditar,
    (LOUCAS SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM SEMPRE A MESMA COISA, E ESPERAM RESULTADOS DIFERENTES).
    O meu abraço:

    • Olá Sr. Manoel Simões.

      Seja bem vindo ao nosso espaço, somos um grupo de Coaching, da cidade de Sorocaba – Estado de são paulo, e realizamos este espaço para auxiliar as pessoas em relação ao coaching, tirando dúvidas, publicando artigos relevantes aos assuntos do dia a dia do Coaching Aplicado. Agradeço muito seu comentário, e lhe convido a voltar mais vezes, descobrir pouco a pouco a mravilha do Coaching.

      Abraços e Sucesso Sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s