Cultura e Natureza Humana


natureza

Quais culturas compõem nossa propria cultura?

Se formos analisar a pergunta acima, torna-se muito claro que não existe uma resposta simples. A cultura brasileira é uma mistura de muitas outras culturas, uma miscigenação que ocorre desde o tempo de seu descobrimento, a mais de 500 anos. Desde que o primeiro aventureiro chegou às terras brasileiras, ainda desconhecidas, descobriu um novo mundo onde predominava uma única cultura, a cultura dos índios “selvagens” que por aqui habitavam e coexistiam com a natureza.

Estes colonizadores trouxeram em suas bagagens, uma nova cultura, já influenciada por muitos anos de existência, e a partir deste momento, começou a grande mistura de idéias dentro deste nosso território. No principio, a cultura dos nativos foi subjugada, dando se prioridade para a cultura do velho mundo que por aqui se instalava, com a mudança de nosso idioma natal, como também de nossa forma de vida. Após anos de um “massacre” cultural, logo predominava a nova cultura, mas sem deixar de ainda existir reminiscências da cultura nativa, que se adaptou de forma a incorporar as novas idéias trazidas de além-mar, e formar assim o começo de uma nova linguagem.

O tempo seguia seu curso natural, quando começaram a adentrar os primeiros navios negreiros, que foram buscar em outro continente (uma cultura totalmente nova), mão de obra barata para suprir a quantidade de trabalho e exploração aqui realizados. Com a entrada dos escravos em nossa cultura, já subjugada pela cultura do velho mundo, houve uma nova adaptação de nosso modo de viver, onde o confronto das culturas, umas mais fortes e predominantes, outras já em estado final, criaram novamente uma linguagem corporal e existencial diferente de qualquer outra existente.

Além destas intervenções bem conhecidas, podemos citar muitas outras que ocorreram nos anos que se seguiram, como por exemplo, a invasão de nossas terras pelas demais culturas: italiana, japonesa, holandesa, entre muitas outras. O Brasil, como nós conhecemos, se tornou um “porto sem dono”, onde se criou uma sociedade mista, com influencia cultural vinda de cada canto do globo.

Não é possível ainda, analisar os benefícios ou malefícios que isso causou a todos nós, pois apesar desta invasão existente desde o principio ter destruído com a cultura pré-existente, também trouxe muito mais conhecimento, proporcionando o surgimento de um povo que tem um pouco de cada país, um pouco de cada continente, um pouco de cada cultura do planeta.

Mesmo cada vez mais raro, ainda é possível ver os mitos nacionais, dentro do folclore, descobrir o conhecimento de gente da terra, que superou a influencia externa e ainda mantém vivo dentro de si a cultura original, e tudo isso, mesclado com novas culturas, novos símbolos, novas crenças e expressões.

A influência disso tudo, não é apenas sobre mim, mas sim sobre cada individuo que coexista neste território. E ao mesmo tempo em que toda essa mistura de culturas e sabores faz bem e proporciona um maior conhecimento sobre a vida, também é importante destacar as nossas origens, a nossa “brasilidade”, e respeitar ambas as situações, coexistir em meio a todas estas culturas, com uma personalidade própria e saudável, pois não importa realmente a cultura em que vivemos, e sim, o que fazemos de nossa vida, de acordo com a nossa cultura.

Abraços e sucesso sempre…

Anúncios

Uma resposta para “Cultura e Natureza Humana

  1. Pingback: Retrospectiva do Blog Life Coaching – 2009 « Life Coaching

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s