De que forma o Dogmatismo e as tradições se complementam?


dogmaDe um modo geral, o dogmatismo é uma espécie de fundamentalismo intelectual. Os dogmas expressam verdades certas, indubitáveis e não sujeitas a qualquer tipo de revisão ou crítica.”, e “Tradição mais precisamente é uma transmissão oral de lendas ou narrativas ou de valores espirituais de geração em geração. Uma crença de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações. Uma recordação, memória ou costume.(Trechos retirados da Wikipédia)

Analisando as duas frases acima, podemos começar a tecer alguns comentários a respeito de dogmas e tradições. Ao invés de responder diretamente a questão levantada no titulo deste artigo, vou tentar comparar os dois conceitos analisados, e nas comparações, encontrar pontos onde eles se complementam, ou seja, como o dogma e a tradição se suportam mutuamente.

É mais fácil, começarmos a falar das tradições, e dentre todas as tradições que conhecemos, sendo participantes ou não, vou começar com talvez a que seja mais polemica, as Tradições Religiosas.

Falando sobre tradições religiosas, podemos levantar alguns assuntos, como por exemplo, o celibato, por parte dos sacerdotes católicos, o casamento de branco, que mostra a pureza da noiva, a confissão, que auxilia a livrar as almas pecadoras de seus fardos, entre muitas outras tradições que se criaram e se fortaleceram durante os séculos em que foram praticadas. Estes são exemplos de tradições, mas e o dogma, onde entra o dogma juntamente com estas tradições?

De meu ponto de vista, após muita leitura e racionalização dentro deste assunto, é de que os dogmas andam em conjunto com as tradições, e são estas, que com seu uso constante, fortalece e cria os dogmas que encontramos hoje. Em relação ao exemplo acima, é tradição que os sacerdotes devem manter seu celibato, mas esta tradição é tratada como um dogma, que afirma cegamente que o sacerdote que contrariar a esta tradição não terá para si um lugar no reino dos céus. Da mesma forma, os outros exemplos são tradições, onde também podemos encontrar seus dogmas caminhando lado a lado. O casamento de branco, exemplificando a pureza, que como dogma transpassa a certeza de que as mulheres que não mais são puras, não merecem a benção de Deus em sua união, e no ultimo exemplo, onde atesta que os fieis que não buscarem a redenção na confissão, também não será merecedor do perdão divino.

Estes são apenas alguns exemplos, mas podemos encontrar muitos outros exemplos em diversas outras situações, como as tradições que existem junto ao serviço militar, com seus dogmas andando em compasso, ou as tradições de cada povo, em cada região, criando também dogmas que se fortalecem, a cada instante em que a tradição é posta a vista.

Desta forma, não creio que a palavra “complemento”, seja a mais adequada para se utilizar no contexto dos dogmas e das tradições, acho que seria mais apropriado utilizar o termocomensalismo”, já que os dogmas precisam das tradições para se fortalecer, já as tradições, se fortalecem por si mesmas, junto ao seu povo, e independem dos dogmas para existirem.

Anúncios

3 Respostas para “De que forma o Dogmatismo e as tradições se complementam?

  1. Pingback: Os dogmas fortalecidos pelas tradições fortalecem os valores dos seres humanos? « Life Coaching

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s