Os dogmas fortalecidos pelas tradições fortalecem os valores dos seres humanos?


Já falamos algumas vezes sobre valores aqui neste espaço, textos que podem ser vistos aqui e aqui, e também, falamos sobre a influência dos dogmas e das tradições, que também pode ser visto aqui. Este último texto levantou outra questão da parte de uma leitora, que descrevo a seguir: “Os Dogmas, fortalecidos por certas tradições, fortalecem os valores dos seres humanos?”. Vamos fugir um pouco dos valores como qualidade de vida, totalmente voltado para o desenvolvimento humano, e vamos utilizar este tema para filosofar um pouco sobre a questão levantada.

Primeiramente, vamos apenas recapitular um pouco sobre os valores. Para o desenvolvimento humano, os valores são ferramentas de grande importância para o sucesso de um individuo. Quando ele cria metas, onde seus valores podem ser utilizados para na busca de resultados, suas chances se tornam maiores. Então, podemos chegar à conclusão de que os valores, quando bem posicionados, servem de alavanca para a ascensão de um individuo. Já os dogmas, como nós relacionamos no artigo anterior, são uma espécie de fundamentalismo intelectual. Os dogmas expressam verdades certas, indubitáveis e não sujeitas a qualquer tipo de revisão ou crítica. Neste mesmo artigo, também tiramos algumas conclusões a respeito da relação entre dogmas e tradições, concluindo que eles mantêm uma relação de fortalecimento, por parte das tradições, tornando os dogmas um elemento concreto no dia a dia das pessoas.

Já entrando na questão levantada para este artigo, de que forma, (caso seja realmente isso que aconteça), os dogmas podem influenciar nos valores das pessoas?

Realmente, acho que os valores estão em um patamar superior aos dogmas e as tradições. Enquanto estes últimos, são partes da coletividade, fazem parte de “regras” da sociedade, criadas e estruturadas durante um grande período de tempo, os valores são algo pessoal, que vem de cada individuo, e se fortalece unicamente pelo seu uso constante e pela disposição do individuo em praticar seus próprios valores.

Podemos utilizar como exemplo, o ato de roubar. Independente dos dogmas e tradições existentes em torno deste assunto, o que realmente fará a diferença entre o individuo que pratica o ato de roubar, e o que não o pratica, são os seus valores pessoais. Um indivíduo com seus valores corrompidos, não se importam em agir contrario aos dogmas que afirmam que roubar é errado, e vai praticar este ato, sem se preocupar com as conseqüências que poderão surgir. Já um indivíduo, com seus valores centrados, que tem como pilar destes valores a “honestidade”, sabem que este ato é inadmissível, e se colocará sempre em oposição a executá-lo, por mais que a situação ao seu redor seja favorável.

Ao meu ponto de vista, os valores são superiores aos dogmas, já que é através destes valores que podemos analisar, sem um pré-julgamento, as pessoas de forma individual, quando os dogmas fazem uma analise da sociedade, com suas “certezas”.

Os valores são os pilares para o desenvolvimento humano pessoal, valores como “família”, “honestidade”, “amizade”, “respeito”, são com certeza acima de dogmas impostos pela sociedade, pois são elementos básicos para uma estrutura sadia e sustentável. Se cada indivíduo, por si só, trabalhar os seus valores, sem trair sua própria natureza cultura humana, com certeza não teríamos que nos basear em dogmas criados para um conjunto da massa, para ter uma sociedade mais justa e honesta com si mesma.

Espero que tenha sido claro em meus levantamentos, e desejo a todos uma vida de sucesso, sempre.

Anúncios

2 Respostas para “Os dogmas fortalecidos pelas tradições fortalecem os valores dos seres humanos?

  1. Desculpe a demora para responder, adorei seu blog e o texto acima, mas você aceitaria uma sugestão? Ao invés de escrever natureza humana no último parágrafo porque não coloca cultura? Pense com carinho e reflexão, como vc sempre faz!
    Um grande abraço
    Prof. Susie

  2. É sempre um prazer enorme recebe-la por aqui. E analisando melhor o texto, realmente sua sugestão faz mais sentido. é sempre bom escrever sabendo que pessoas criticas vão ler e analisar sua obra. Agradeço novamente a visita, e volte sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s