Promessas de Ano Novo – E agora? O que fazer?


Voltando novamente a este assunto, muito comum nas passagens de ano, vou descrever um conhecido método para a realização das promessas de Fim de Ano.

Já falamos em artigos anteriores sobre estas promessas, e sempre que um ano termina, e outro se inicia, fazemos nossas reflexões interiores, e decidimos, para nós mesmos, realizar grandes mudanças no novo ano que se inicia. mas nem sempre isso ocorre realmente, e as promessas se perdem antes mesmo da chegada do Carnaval.

A maior dificuldade enfrentada em realizar nossas promessas de fim de ano, e nossa própria falta de motivação e entusiasmo, aliada a rotina do dia a dia, que volta em pouco tempo, após os dias festivos.

Para que isso não aconteça, precisamos antes de tudo, focar nossa atenção em mudanças especificas, e não dispersar nossa energia em dezenas de mudanças aleatórias. Precisamos também, ao focar nossa mudança, criar um novo hábito em nossa vida. Muitas pessoas querem que tudo aconteça de uma hora para outra, mas não é assim que funciona. Se queremos eliminar um hábito ruim, devemos substituir por um hábito novo e mais saudável. Para isso, existe um método muito eficaz para criarmos novos hábitos saudáveis em nossa vida, auxiliando assim o processo de mudança que nos propomos ao final de cada ano.

Método dos Seis Passos

Este método, como seu próprio nome já indica, consiste em 6 passos, para que você consiga realizar 6 grandes mudanças no período de 1 ano.

Antes de mais nada, você precisa escolher 6 hábitos, vícios ou coisas que deseja mudar neste próximo ano. Coloque estes seis elementos em uma ordem de importância, do mais importante para o menos importante. Não se preocupe com a dificuldade, mas tenha em mente esta lista deverá ser mantida até o final do programa.

Com a lista pronta, vamos iniciar o processo:

  1. Peque o primeiro item da sua lista, será a primeira mudança que iremos realizar em nossa vida.
  2. Assuma publicamente esta sua decisão. Avise seus amigos e familiares que tem um prazo de 2 meses para mudar este hábito, ou realizar esta mudança em sua rotina. – Neste caso, é importante contarmos com a ajuda da “publicidade” para que tenhamos coragem de continuar com o processo até o final. Se mantivermos a decisão somente para nós, é muito fácil de desistir antes de conseguirmos.
  3. Detalhar a sua nova rotina em 8 passos, sendo do mais fácil para o mais difícil. Cada um desses passos deverá ser feito por uma semana. Vamos tomar como exemplo, que você deseje adquirir um novo hábito em sua vida, de ler mais livros. os oito passos poderiam ser definidos da seguinte forma:
      • 1° Semana: Escolher um livro para a leitura, escolher um local onde possa se concentrar e reservar 15 minutos por dia para se dedicar a leitura deste livro. Procure sempre estabelecer um horário para seu novo hábito.
      • 2ª até 8ª Semana: Aumentar o tempo de leitura em 5 minutos a cada nova semana. Desta forma, quando chegar na 8ª semana, você estará lendo por cerca de 50 minutos por dia, o que é um tempo adequado de leitura.
  4. Defina um “Gatilho” para executar sua nova rotina. Este gatilho deve ser algo com o que você já esteja acostumado a fazer, como por exemplo, após assistir ao jornal quando chega do trabalho, após o banho, antes de dormir, entre muitas outras opções.
  5. De o seu primeiro passo, durante uma semana, sempre após o gatilho determinado no passo anterior. Comente sobre o seu progresso junto aos seus amigos e familiares, o apoio deles será de grande ajuda nesta etapa do processo.
  6. Semana após semana, vá progredindo para passos mais difíceis. Mesmo que sinta a vontade de avançar mais depressa, não o faça. Lembre-se que você esta criando uma nova rotina em sua vida.. Repita esta tarefa até chegar às 8 semanas.

Após estes dois meses, seu novo hábito já esta incorporado a sua rotina, e desta forma, você pode passar para o segundo item de sua lista, e realizar as mudanças que determinou para si mesmo no inicio do ano.

Que tal começarmos hoje mesmo a realizar nossas promessas de fim de ano? Um passo de cada vez? Tenha plena certeza que você pode realizar qualquer desejo seu, e que basta dar o primeiro passo, e acreditar que pode chegar ao final.

Aproveite nosso blog para deixar seus comentários, sugestões, criticas e experiências a respeito deste processo.

Sucesso para Todos…

3 Respostas para “Promessas de Ano Novo – E agora? O que fazer?

  1. Pingback: O que são Ritos – O Pequeno Principe nos Ensina… « Life Coaching

  2. Adorei este tutorial, simplificou bastante a forma como podemos mudar nossa rotina, aproveitando a chegada do ano novo com todas as suas promessas. Muito bom o Blog, parabéns.

  3. Pingback: Tweets that mention Promessas de Ano Novo – E agora? O que fazer? « Life Coaching -- Topsy.com

Deixe um comentário