Propósito de Vida


Todos os dias fazemos centenas de escolhas. Desde o minuto que nós acordamos ao optar por sair da cama pela manhã, para os minutos que nós escolhemos ir para a cama à noite, nossas vidas são preenchidas com uma infinidade de escolhas. Na maioria das vezes nem sequer somos conscientes de que estamos a fazer essas escolhas.

Mas e se as escolhas que você faz e as ações realizadas foram guiadas por um propósito de obrigação ou desejo? Teria a sua vida um aspecto diferente do que faz hoje? Deseja, talvez, fazer escolhas diferentes?

Quando temos um propósito convincente nossas ações têm um significado e foco. Tornamo-nos claro sobre o que queremos e não queremos em nossas vidas, porque nossas escolhas trabalha em ressonância com a essência do que somos. Quando temos um propósito ou visão convincente nossas escolhas vêm da fibra do nosso ser.

Você pode imaginar viver a vida com clareza e paixão? Será que as ações que você toma diariamente seriam diferentes do que as que estão atualmente em curso? Você deixaria de fazer o que você ama?

Então, como você pode entrar em contato com sua paixão e propósito?

1. Comece onde você está agora a procurar as pistas que já existem em sua vida. Finja que você é um detetive e deve conduzir uma investigação.

  • O que é realmente importante para você?
  • O que você está apaixonado agora?
  • Quando foi a última vez que se sentiu iluminado e vivo depois de uma atividade ou experiência?
  • Qual foi a atividade que contribuiu para o seu sentimento de alegria?
  • O que faz você feliz para pensar sobre a realização?
  • Quais são os seus talentos, dons e pontos fortes?
  • Quais as atividades que você estaria fazendo agora se não houver obstáculos na sua frente?
  • O que você mais se orgulha de realizar em sua vida?

      Responder a estas perguntas podem dar-lhe pistas que você pode usar para articular o seu propósito. Ao responder a estas perguntas, procurar pontos em comum. Conscientize-se de quaisquer palavras ou frases que aparecem de forma consistente

      2. Uma vez que você tiver essa informação tenta preencher esta frase: “O propósito da minha vida é _____________________.”

      Anote o que vem em sua mente sem censurar o que aparece ou se fazendo de errado. Alguns exemplos para você pensar é: viver a vida como uma aventura, a alegria de auto-expressar, para fazer a diferença, para brincar e se divertir, para inspirar. Lembre-se de preencher a frase acima com o que você está apaixonada. Sua finalidade é qualquer coisa que toca o seu coração e faz a diferença para você.

      3. O próximo passo na elaboração de uma declaração de propósito é levar a efeito você articulada e perguntar: “De que forma eu poderia _____________________?”

      De que forma eu poderia inspirar? De que forma eu poderia me alegrar? De que forma eu poderia fazer a diferença?

      Responder a esta pergunta vai lhe dar idéias para ações específicas que você pode tomar na sua vida. Você terá um guia interior para escolhas eficazes no trabalho, em casa, no seu relacionamento e como você optar por usar o seu tempo. Ao ligar para um propósito ou visão convincente, o seu comportamento, as ações que você tomar e as escolhas que você fizer vai ser aterrado no que tem significado para você.

      Seja paciente e gentil com você mesmo como você faz essa exploração. Responder a estas perguntas e fazendo esse processo irá demorar o tempo que for preciso. E, independentemente do tempo decorrido, é exatamente o tempo que ele precisa tomar para si.

      Encontrar a sua finalidade é também um dom para os outros. Objetivo é sobre a doação o que viemos aqui para dar. E quando nós lhe damos, estamos livres para dar os outros também.

      Anúncios

      2 Respostas para “Propósito de Vida

      1. Maravilhoso! Simples e tão complexo..até queria que você estivesse em Florianópolis. 🙂

        • Olá Júlia,

          Adorei recebe-la em meu blog, é sempre bom receber elogios. Quanto a estar em Florianópolis, não vejo muitos problemas em relção a distancia, principalmente para o desenvolvimento de um trabalho de coaching. Caso queira manter contato, envie um e-mail que terei o maior prazer em responde-lo.

          Abraços e Sucesso Sempre…

      Deixe um comentário

      Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

      Logotipo do WordPress.com

      Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

      Imagem do Twitter

      Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

      Foto do Facebook

      Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

      Foto do Google+

      Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

      Conectando a %s