Modelo 1 – Aprendendo a especificar um Objetivo


É muito importante no inicio do processo de coaching o coachee determinar seus objetivos. São os objetivos que movem o individuo para seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Podemos dizer que determinar os objetivos pessoais se trata da criação de uma obra de arte, o mais interessante, é que se torna o principio básico para transformar nossa vida em uma obra de arte completa e sustentável. Já conversamos algumas vezes sobre objetivos de vida, como pode ser visto nos links abaixo:

Artigo 1Artigo 2Artigo 3Artigo 4Artigo 5

Neste artigo, vamos montar um roteiro prático de como utilizar as ferramentas de coaching para determinar um objetivo realizável e que podemos alcançar não se preocupando com a grandeza do mesmo. Para esta tarefa, vamos também conhecer os conceitos CRIE-PE e SMART. Vamos começar.

O primeiro passo é especificar qual o seu objetivo respondendo as seguintes questões:

O que? – Definir o que você quer é metade do caminho de se especificar um objetivo. Inicialmente, esta definição pode ser algo como: “Quero um trabalho melhor”, “Quero melhorar meu salário atual”, “Quero mudar a rotina de minha vida”, “Quero conhecer novas pessoas”, “Quero emagrecer”, “Quero aprender um curso novo”, entre muitos outros. O importante em se definir o objetivo, é não ser genérico demais. Evite objetivo como “Quero ficar rico”, substituindo por objetivos como: “Quero um emprego melhor, ou um salário melhor”.

Por quê? – Respondendo a esta questão, você estará obtendo motivos reais para alcançar o seu objetivo. Quanto mais motivos você encontra para o seu objetivo, mais forte e real ele se torna em sua vida, tornando mais fácil o processo de desenvolvimento de metas para alcança-lo.

Como? – Determinar como você pode realizar seu objetivo o leva a percorrer mais um caminho para se chegar ao mesmo. É com este questionamento, que iremos determinar se você possui as habilidades e competências necessárias para realizar seu objetivo. O mais interessante nesta etapa, é que não devemos nos preocupar se chegarmos a conclusão de que não temos as habilidades necessárias, pois com o processo do coaching, é neste momento que iremos aplicar um maior comprometimento, aprendendo novas habilidades e descobrindo novas competências que antes nem imaginávamos vir a aprender ou possuir. É agora que o coaching começa a se tornar um processo atrativo e funcional.

Quando? – Dar um prazo, determinar uma data ou um acontecimento que possa demonstrar que você conseguiu realizar seu objetivo. Determinar este prazo é a peça importante que fecha o nosso processo de determinar um objetivo. É neste momento que podemos determinar todos os pontos do mesmo e começar a traçar uma linha de trabalho que vai auxiliar todo o processo.

Determinado estes passos, o nosso trabalho apenas começa. Não é apenas determinar o objetivo, mas o papel mais importante deste processo é determinar também o quanto este objetivo é realizável e todas as ferramentas que serão necessárias neste processo. É neste momento que vamos para a segunda parte de nosso artigo, conhecer as ferramentas CRIE-PE e SMART.

Aguardo vocês em breve na continuação deste modelo.

Especificação de Objetivos – Passo a Passo

Abraços e Sucesso Sempre

Anúncios

11 Respostas para “Modelo 1 – Aprendendo a especificar um Objetivo

  1. Pingback: Processo de Coaching Online « Life Coaching

  2. Pingback: CRIE-PE – Especificação de Objetivo (Modelo 1) « Life Coaching

  3. Pingback: SMART – Especificação de Objetivo (Modelo 1) « Life Coaching

  4. Pingback: Coaching Online – Modelo 01 – Especificação de Objetivo « Life Coaching

  5. Pingback: Modelo 7.1 – Análise Swot Pessoal « Life Coaching

  6. Pingback: Modelo 9 – Análise de Ganhos e Perdas « Life Coaching

  7. To aproveitando seu material como uma verdadeira pérola…Parabens

  8. Adorei este site, realmente amplia a visão sobre a forma de alcançar objetivos…muito útil. Parabéns

  9. Gostaria de receber um modelo de um SWOT pronto..para poder me basear pelo modelo…em fim meu professor passou um trabalho para fazer um SWOT falando de me mesmo…por favor quem poder me ajudar agradeço e um grande abraço.
    , meu E-mail é: mtbmoises@hotmail.com

  10. Parabéns pela matéria, a mesma agregou valores. Gostaria de receber um modelo de um SWOT pronto..este servira de modelo para eu desenvolver um trabalho escolar demonstrando a analise de um profissional pelos próximos 5 anos.
    , meu E-mail é: williamvie@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s