SMART – Especificação de Objetivo (Modelo 1)


Já falamos muito sobre a ferramenta SMART aqui em nosso espaço, mas é sempre bom reforçar seus conceitos. Como a CRIE-PE, a SMART também é um acrônimo das palavras:

  • Especifico (Specific)
  • Mensurável (Measurable)
  • Alcançável (Achievable)
  • Relevante (Relevant)
  • Prazo (Time)

Agora que entendemos o significado de SMART, vamos entender os conceitos de cada um destes elementos:

Especifico: Analisando o seu objetivo, após passar pela CRIE-PE, você consegue vê-lo de forma especifica? Desejar um carro é diferente de desejar um carro modelo Corsa, ano 2010, preto, 04 portas, sistema de som completo com marcha e vidros automáticos. Para que um objetivo seja viável, ele deve ser o mais especifico possível. Um carro é apenas um carro, você pode obter desde um Fiat 147 ou até mesmo uma Ferrari do ultimo modelo. Lógico que se vier uma Ferrari, você vai se sentir uma pessoa abençoada, mas e se vier o Fiat 147? É realmente o que você desejou? Seja sempre o mais especifico que você puder ser. Se desejar ter maiores ganhos financeiros, determine exatamente de que forma isso pode acontecer. Se desejar arruma uma companhia, determine exatamente como esta pessoa deve ser. Quanto mais especifico você descrever seu objetivo, mais fácil é de torna-lo algo palpável em sua vida.

Mensurável: O seu objetivo pode ser medido, ou avaliado de alguma forma? “- Quero ganhar muito dinheiro”. Sim, este pode ser um objetivo, mas de quanto dinheiro exatamente estamos falando? Qual quantia lhe deixaria feliz? Para que o seu objetivo seja algo realizável, é importante definir de quanto exatamente estamos falando. “- Quero ganhar dez mil reais”. Esta já é um objetivo mensurável, é possível determinar o quanto queremos ganhar. Algo que as pessoas têm medo neste momento, é de travar seu crescimento pessoal ou profissional determinando objetivos mensuráveis. Mas uma coisa importante que você deve saber, é que se você conseguir estes dez mil, o que te impede de conseguir mais dez mil novamente, ou de ir além, e conseguir vinte mil? É exatamente assim que você deve pensar, para que seu objetivo seja realizável, é necessário que ele possa ser medido. Desta forma, você vai exercitando sua capacidade de realizar seus objetivos com cada vez maior prática.

Alcançável: Este é o pior dos validadores em objetivos. É neste momento em que muitas pessoas desistem de seus objetivos, sonhos e projetos de vida. Determinar um objetivo inalcançável. Exemplo: “- Quero ser milionário no prazo de um ano”. A não ser que você tenha muita sorte e ganhe neste ano na Loteria, ou que seja herdeiro de uma fortuna incalculável, este não é um objetivo muito fácil de ser realizado por 90% da população brasileira atual. Quando determinamos um objetivo que é inalcançável, no primeiro tropeço, desanimamos e desistimos de tudo. E quando isso acontece, ainda temos a coragem de dizer que a culpa foi do “destino”, a “sorte” não me ajudou, entre muitas outras lamentações. Entendam que não estou dizendo que se tornar um milionário seja impossível, o que estou querendo dizer, é que temos que começar com os objetivos que estão dentro de nossa realidade, e pensar em cada objetivo, como etapa de um objetivo maior, que também será etapa de outro objetivo ainda maior, e assim por diante. Terminando este conceito, deixo uma frase para que reflitam um pouco: “O impossível pode ser dividido em vários passos possíveis”.

Relevante: O seu objetivo se torna mais agradável, a partir do momento em que ele começa a realizar seus desejos e sonhos mais íntimos. Determinar objetivos que de alguma forma se liguem aos nossos propósitos de vida, faz com que o mesmo seja agradável e cada vez mais realizado. Procure sempre determinar objetivos que lhe traga um sentimento de realização, de trabalho concluído. Não existe nada mais satisfatório que o sentimento de um objetivo concluído com sucesso e perseverança. O prêmio no final desta corrida vale a pena todo o esforço dispensado durante o seu percurso. Pense um pouco nisso, verifique se o seu objetivo faz parte de sua realização pessoal.

Prazo: Juntamente com os conceitos de Mensurável e Alcançável, o prazo é um fator determinante para a realização de seu objetivo. Quando colocamos um prazo em nosso objetivo, estamos dizendo a nós mesmo que queremos que este objetivo seja realizado até determinada data, ou acontecimento. Também devemos tomar cuidado com os extremos deste conceito. Prazos curtos demais tornam o objetivo inalcançável. Já prazos longos demais tornam o objetivo cansativo e por muitas vezes sendo abandonado no meio do caminho. Quando temos um objetivo em que seu prazo obrigatoriamente se torna longo demais, o ideal é que façamos uma divisão do mesmo em objetivos menores, ou etapas de conclusão, de forma que possamos definir resultados de forma mais rápida, tornando assim o processo menos cansativo.

Agora que já conhecemos os conceitos principais destas duas ferramentas, vamos então para a etapa final deste nosso primeiro roteiro de coaching online: A formulação de um Objetivo.

Especificação de Objetivos – Passo a Passo

5 Respostas para “SMART – Especificação de Objetivo (Modelo 1)

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  4. FRANCISCO T. BENEDITO

    Douglas,

    Ótimo material! Muito objetivo e didático!

    Já tem algum tempo que tenho venho praticando o estabelecimento de objetivos, mas percebo que tenho muito o que aprender ainda.

    Gostaria de uma ajuda, pode ser?!

    Tenho começado a estabelecer alguns objetivos pessoais, mas tenho encontrado muita dificuldade nos pré-requisitos “Mensurável” e “Prazo”. Por exemplo,

    Meu atual objetivo: “Ser um pai e um marido amoroso e atencioso.”

    Minhas dúvidas: Como mensurar um objetivo como este?
    Como estabelecer um prazo para o objetivo, sendo que aparentemente ele deverá ser mantido pela vida toda?

  5. Francisco, creio que a Mensuração seja calculada em hábitos e o prazo é indeterminado. Ou seja, um exemplo seria estipular tarefas diárias e semanais que façam sua família sempre feliz, como convidar – de surpresa – sua esposa para um jantar romântico, levar seu filho a um jogo de futebol ou sua filha ao cinema, sempre em forma de surpresa. Isso é hábito dentro de Planejamento, visto que envolve capacidade financeira. Será da sua criatividade! Seja inovador! Abração… Márcio Costa

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