Modelo 7 – Introdução – Análise Swot


Vamos iniciar mais um dos modelos utilizados para a prática do Coaching Online. Este modelo será dividido em duas partes, a primeira tratando do Swot Pessoal, e a segunda, do Swot para múltiplos cenários.

Nesta introdução, vamos conhecer um pouco mais sobre a ferramenta Swot:

A Análise SWOT [em que o termo SWOT é uma sigla inglesa para Forças ou Pontos Fortes (Strengths), Fraquezas ou Pontos Fracos (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)], cuja criação é atribuída a Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, consiste num modelo de avaliação da posição competitiva de um indivíduo ou companhia no mercado. Essa avaliação da posição competitiva é efetuada através do recurso de uma matriz de dois eixos (o eixo das variáveis internas e o eixo das variáveis externas), cada um dos quais composto por duas variáveis: pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) da organização ou indivíduo; oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do meio envolvente.

Ao construir a matriz a variáveis são sobrepostas, facilitando a sua análise e a procura de sugestões para a tomada de decisões, sendo uma ferramenta imprescindível na formação de Planos de Negócio e na definição de Estratégias e Realização de Metas.

Abaixo podemos ver a representação gráfica da matriz, com as sugestões genéricas para cada um dos quadrantes que a compõem.


Para a construção da matriz são necessárias dois tipos de análises: por um lado uma análise interna e por outro uma análise externa. No caso da análise interna, esta permite identificar aspectos em que a organização ou indivíduo apresenta pontos fortes e aspectos em que apresenta pontos fracos relativamente aos seus concorrentes. Quanto à análise externa, esta consiste numa avaliação da envolvente da organização ou do indivíduo de forma a identificar oportunidades e ameaças com que este se depara ou possa vir a deparar. Qualquer uma destas análise deverá ser efetuada não apenas numa perspectiva estática, mas também numa perspectiva dinâmica e permanente.

Análise Swot – Passo a Passo:

Anúncios

3 Respostas para “Modelo 7 – Introdução – Análise Swot

  1. Pingback: Processo de Coaching Online « Life Coaching

  2. Parabéns pelo interesse de divulgar melhor e de forma clara como realmente funciona o coaching, seu material foi muito bem elaborado e concerteza irá ajudar muita gente… Sucesso!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s