Coaching e Carreira – Jornal Folha de Pernambuco


Saiu uma matéria no jornal Folha de Pernambuco sobre a importância do Coaching na escolha de carreira por parte de jovens que estão terminando o ensino médio. Segue abaixo a reprodução da mesma na integra:

=========================================================

Coaching ajuda a definir carreira

Para muitos, escolha da profissão é uma tarefa difícil. Saída é buscar ajuda profissional

A cada dia e, cada vez mais, o coaching vem sendo utilizado por pessoas recém-saídas do ensino médio para ajudarem a decidir na definição da carreira a seguir. A procura também ocorre por parte daqueles que já concluíram a graduação e que não se identificaram com alguma profissão. Isso acontece muito nos dias atuais, quando jovens involuntariamente se veem realizando o desejo profissional dos seus pais. Este é o caso da advogada Michele Farias, de 30 anos, que enveredou pelos caminhos do Direito apenas por indicação familiar e, após ter enfrentado os cinco longos anos da graduação em Ciências Jurídicas e o doloroso exame da Ordem dos Advogados do Brasil, acabou com a “Síndrome da vida mal administrada”, que é a epidemia que pode afastar as pessoas dos sonhos reais. Hoje, ela vive em busca da sua real vocação… e essa decisão cabe exclusivamente a ela.

A coach Wannessa Lima, lembra que no início, esta metodologia ajudava executivos a se tornarem líderes, mas logo se expandiu. Saiu das altas hierarquias e alcançou a todos que buscam ajuda para alcançar as suas metas, aparentemente impossíveis. Através de diversas ferramentas e questionamentos, o Coach (profissional) faz o Cochee (cliente) viajar dentro de si mesmo, aprendendo o que precisa para a sua evolução pessoal, profissional e espiritual, através do seu autodesenvolvimento e treino das suas habilidades. Leva-o, também, a pensar estrategicamente sobre onde quer chegar. “Isso é uma das coisas que mais me fascina no coaching. Ele faz com que a pessoa mude positivamente, da forma que quiser. O melhor é que está tudo dentro dela mesma, só é necessário ter acesso às perguntas bem formuladas e refletir sobre as respostas”, ensina Wannessa, que vem acompanhando os resultados das sessões que realiza.

Superficialmente falando, logo após a escolha da carreira, o coach passa a trabalhar as próximas metas. Em seguida, elabora um plano de ação. A cobrança do feedback é constante, tudo isso direcionado para o sucesso das etapas seguintes, sejam elas a corrida à universidades ou a trajetória após estar com o diploma em mão. “Por incrível que pareça, muitos ainda não sabem o que realmente desejam para as suas vidas, pois quando é iniciada uma sessão de coaching, para valer mesmo, e a pessoa se depara com a quantidade de tarefas que tem de cumprir para atingir o seu objetivo, elas se assustam e acabam desistindo. Aí é que está a grande surpresa: não são todos que estão prontos para abandonar a sua zona de conforto e seguirem rumo às suas vitórias porque dói, mas, infelizmente não tem como conseguir vencer sem planejamentos e estratégias. É trabalhoso, mas extremamente compensatório”, diz Wannessa.

“Com desafio pessoal o coaching mostra a diferença entre viver e existir, pois ele trabalha o ser humano como um todo ao longo do seu processo. Isso para as empresas é muito saudável pois, ao adotar essa assessoria terá ajuda no desenvolvimento de suas equipes e trabalhará a sua missão por meio do estímulo dos seus colaboradores, além de fazer com eles se relacionem melhor com os colegas de trabalho”, completa a coach.

Mas, afinal, que ferramenta é essa?

Atualmente, o coaching é uma das mais eficazes ferramentas de desenvolvimento humano, utilizada por pessoas e empresas pa­ra desenvolver competências ou realizar uma mudança específica. Ele ajuda o cliente a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal. O coach não precisa ser um expert no campo de trabalho do cliente, pois a sua força está na habilidade com as perguntas que, de forma alguma, pode ter a intenção de sugerir ou aconselhar.

No caso da carreira, pode-se considerar alguns dos seus benefícios: metas específicas para a carreira desejada e uma visão aguçada de como chegar lá; uma postura mais firme ao lidar com outras pessoas; relações de negócios estabelecidas; visão dos obstáculos a enfrentar e as formas de superá-los; fortalecimento da autoconfiança e autoestima; compreensão de como usar o seu tempo e recursos próprios; melhoria das habilidades de comunicação e eficácia pessoal; apoio na tomada de decisão e na resolução de problemas.

=========================================================

Como podemos ver pela matéria, o coaching tem se tornado cada dia mais uma poderosa ferramenta profissional e pessoal, auxiliando desde o momento de descobrir uma nova carreira, como também mudar de área e de vida através de novas perspectivas. Para maiores informações sobre como o coaching pode ser benéfico em sua vida, entre em contato pelos nossos comentários ou pelo telefone (15) 3013-4770. Abraços e Até Abreve

Anúncios

Uma resposta para “Coaching e Carreira – Jornal Folha de Pernambuco

  1. Pingback: Coaching e Carreira – Jornal Folha de Pernambuco (via Life Coaching) «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s