Modelo 10 – Ensaio Mental


O Ensaio Mental é um processo de coaching muito utilizado para preparar o indivíduo em situações que ele sinta certa dificuldade em agir. Pessoas com dificuldade em falar em público, pessoas que não consegue conversar com seus superiores e parceiros, preparação para entrevistas de emprego e resolução de conflitos. O processo se resume em criar um cenário onde o individuo possa “treinar” e “ensaiar” suas atitudes e sua performance, em um ambiente controlado e aberto ao feedback. A grande maioria dos medos que possuímos é por falta de conhecimento nos resultados que teremos, neste aspecto, o Ensaio Mental nos ajuda a obter um resultado, tanto favorável ou não, de diversas situações que passamos diariamente. Ao treinar nossas respostas a estas situações, conseguimos nos preparar para enfrentar o desafio de forma real, com uma maior bagagem, e apresentando desta forma um melhor resultado.

O processo pode ser filmado ou não, de acordo com a opção do coachee, com o processo de filmagem, ele pode avaliar a sí mesmo, percebendo os pontos que podem ser melhorados e explorados de uma melhor forma.

O processo segue 5 passos que veremos a seguir:

Ensaio Mental:

Primeiro Passo: Visualize o que você quer mudar ou melhorar. (tente visualizar a situação como ela é hoje, se atente aos detalhes e em como você se sente quando tal situação ocorre)

Imagine uma grande tela mental, onde você possa visualizar a cena ocorrendo, se coloque apenas no lugar de observador, atente a cada detalhe, sinta cada emoção, como se você estivesse assistindo um filme, onde você é o protagonista principal. Se a situação envolve outras pessoas, coloque as mesmas em seus lugares, análise suas reações como se a cena estivesse mesmo ocorrendo. Quanto mais você visualizar esta cena, mais fácil será para dar prosseguimento ao processo. Se possível, descreva a cena em um papel, como se fosse um roteiro.

Segundo Passo: Decida o que você quer mudar ou melhorar na cena que você criou.

Neste momento, revise seu roteiro e faça todas as modificações que você acha que podem melhorar seu desempenho. Refaça suas falas, altere os sentimentos vividos, refaça o dialogo da melhor forma possível. Aqui, você tem total liberdade para alterar e modificar, pois você é o roteirista desta cena, caso facilite seu trabalho de revisão, tente imaginar o que outras pessoas fariam em seu lugar, utilize para isso pessoas que você admira, conhecidas ou não.

Terceiro Passo: Edite o filme alterando tudo o que você decidiu.

Reviva novamente o filme em sua tela mental, faça-o ocorrer da forma como você modificou, aqui você ainda continua como espectador, veja a cena conforme você modificou e anote o efeito das mudanças em seu roteiro. Lembre-se sempre de se atentar aos detalhes, revisando cada mudança e como ela interferiu no decorrer da cena.

Quarto Passo: Entre no filme e se transforme nessa pessoa.

Este é o momento principal de todo o processo. Em sua tela mental, repasse novamente o filme, mas agora saindo do papel de espectador e vivenciando realmente a cena, sinta cada emoção que a cena transmite, veja como seu corpo e sua mente reage estando no papel de protagonista. Haja de forma diferente e guarde todos os sentimentos. Após esta etapa terminar, é importante você passar para seu roteiro todas as sensações que sentiu no momento em que estava vivenciando a cena.

Quinto Passo: Crie uma conexão com o futuro.

Agora que você á tem um extenso material para se guiar, que inclui seu roteiro e suas sensações, pense em seu futuro próximo, quando esta cena poderá realmente acontecer. Pense em como você quer que a cena termine realmente e como você poderá manter o seu novo comportamento ou atitude para alcançar o resultado que você deseja. Esta conexão fará com que você se sinta preparado para quando isso realmente acontecer.

O Ensaio Mental é uma ferramenta importante, pois você pode “prever” suas reações no futuro, e corrigir eventuais desvios que possam ocorrer. Este processo é muito utilizado em teatro, onde os atores ensaiam durante semanas para poder apresentar um espetaculo real ao seu público. Todo treino é benéfico para que possamos alcançar nossos resultados, e quando nós podemos treinar em um ambiente tranquilo e controlado, a cena real se torna muito mais simples de ser executada.

Espero que tenham gostado deste roteiro de trabalho, e caso surja alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe através de nossos comentários. Um detalhe importante a respeito do Ensaio Mental, é o fato dele ser uma ferramenta muito melhor explorada de forma presenciai, mas é possível também ser feito de forma online, bastando para isso você estar em um lugar tranqüilo, onde possa se concentrar e realizar os passos sem ser incomodado.

Abraços e Até breve com um novo processo de Coaching Online.

Anúncios

5 Respostas para “Modelo 10 – Ensaio Mental

  1. Pingback: Processo de Coaching Online | Life Coaching

  2. Pingback: Eu sou timido, o que eu posso fazer? | Life Coaching

  3. GOSTEI É MUITO LEGAL E BEM EFICIENTE….

  4. estou muito grato pelo trabalho apresentado. trata se de um principio muito forte do trabalho mental. a mente e criativa e com a ferraamenta formulada nestes passsos e om certeza que o resultado sera inevitavelmente. visualiaçao total no quew se quer, viver, sentir, criar, e… portante o saber do subconsciente trtabalhadndo a sua façanha. muito o ob obr obrig obriga obrigad obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s