Coaching em Grupo, uma opção para todos os bolsos


Hoje tem sido muito comum dentro das organizações falar sobre o Coaching em Grupo. Esta é uma técnica muito utilizada para aprofundar valores como compartilhamento de idéias, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades e competências em grupo.

Apesar do foco do trabalho do Coaching em Grupo ser facilitar o contato inter-pessoal, ele também trabalha com os elementos individuais de cada participante, trazendo seus problemas e dificuldades para que o grupo possa fazer uma avaliação em conjunto encontrando assim soluções que sozinho, o individuo não teria como visualizar.

Outra grande vantagem do processo de Coaching em Grupo é em relação ao seu custo/benefício. Como o processo é feito com varias pessoas ao mesmo tempo, o custo final acaba sendo dividido, tornando-se assim uma forma mais acessível de realizar as transformações que sua equipe pessoal ou profissional deseja.

Alguns cuidados devem ser tomados na seleção de um processo de Coaching em Grupo, e vamos falar um pouco deles a seguir:

Cuidados com o Coaching em Grupo

A formação do grupo deve seguir alguns requisitos iniciais. É papel do Coach neste momento saber como selecionar os participantes, pois o grupo deve ser homogêneo e com capacidades de se tornar unido com o passar do tempo. Neste caso, podemos trabalhar com as seguintes modalidades:

  • Grupo de Estudantes
  • Grupo focado em Gestão de Recursos Humanos
  • Grupo de Gerentes
  • Grupo de Casais
  • Grupo de Estagiários

Outro ponto importante a ser levantado é em relação a quantidade de pessoas envolvidas em cada grupo de coaching. Para um trabalho bem executado, entendemos que 6 pessoas por grupo é um número razoável, onde todos poderão participar e auxiliar no processo de desenvolvimento pessoal.

Também devemos tomar cuidado com o fator referente a confidencialidade do processo de coaching. Neste caso, o Coach deve já no primeiro encontro deixar de forma clara que no grupo, serão tratados casos individuais com foco na melhora de todo o conjunto, e que como um grupo de apoio, um elemento poderá ajudar ao outro. Quando for o caso de assuntos mais profundos, em que o participante não se sinta a vontade para trata-lo em grupo, o Coach deverá dar apoio individual, quando achar isso necessário para o desenvolvimento de um individuo em favor de todo o grupo.

Neste artigo, concluímos então que o processo de Coaching em Grupo é uma ferramenta de grande auxilio no desenvolvimento pessoal e na forma como trabalhamos com outras pessoas. Este artigo vem a somar com a série de artigos a respeito da timidez, pois esta é uma outra grande vantagem em se realizar o coaching em grupo, a possibilidade de treinar processos de entrosamento entre individuos.

Espero que tenham gostado deste artigo, e caso desejem ver outras abordagens sobre este tema, acesse também:

Abraços e Sucesso Sempre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s