Tipos de Coaching e de Coach


Primeiro vamos definir o conceito de Coaching e de Coach, para então abordar o tema do artigo a respeito da classificação dos tipos de Profissionais e Métodos de trabalho.

Conceitos e Fundamentos

O Coach: O Coach é o profissional, ou facilitador, que através de técnicas e ferramentas, interage com o cliente (Coachee), para buscar o aumento de performance e competências na apresentação de resultados para os objetivos e metas do cliente. O Coach não irá resolver os problemas do cliente, mas será um elemento de auxilio na apresentação de questões que irão fazer com que o cliente possa encontrar suas próprias respostas e com isso, estabelecer dentro de seu próprio tempo as metas necessárias para a realização de seus objetivos.

O Coaching: O Coaching é o processo utilizado pelo Coach para desenvolver, através de técnicas e ferramentas mundialmente conhecidas, a melhoria continua e a resolução de diversos problemas apresentados pelo cliente. O Coaching é mensurável e com resultados comprovados, utilizado por pessoas dos mais diversos ramos profissionais e pessoais.

Tipos de Profissionais e de Formas de Trabalho

Podemos citar diversos tipos de profissionais de coaching, e cada profissional pode atuar em um nicho especifico de trabalho, vamos fazer um retrato geral de tipos de Coachs e as formas mais conhecidas de trabalho com o processo:

Personal Coaching: Também conhecido como Coaching Pessoal, este é um processo que atua de forma genérica junto aos seus clientes, com foco no desenvolvimento pessoal de cada um, como também no apoio para a solução de problemas diversos apresentados pelo Coachee. Ele pode atuar em diversas frentes de trabalho, sem na verdade se especificar em nenhuma de forma especial.

Coaching de Casal: Atuando exclusivamente no desenvolvimento e resolução de conflitos envolvendo casais. Além de trabalhar com o desenvolvimento pessoal de cada elemento do casal, este tipo de coaching trabalha também com o desenvolvimento de um relacionamento estável e com respeito mútuo.

Coaching de Carreira: Este processo, em conjunto com o seu profissional, busca através das técnicas de coaching auxiliar seu cliente a alcançar metas e objetivos dentro de sua carreira profissional. Com este foco, ele busca melhorar a atuação do coachee em seu meio de trabalho, fazendo com que o mesmo possa descobrir e explorar as melhores formas de se firmar como um profissional respeitável e com grandes chances de alcançar o sucesso.

Coaching Organizacional: Atuando em conjunto com empresas e organizações, este processo e seu profissional buscam auxiliar a seus clientes a terem melhores resultados em suas ações, fortalecendo assim um time de trabalho que possa se tornar referencia dentro das empresas em questão.

Coaching de Performance: Atua especificamente na melhora continua e na busca de excelência de seus clientes. Procurando sempre através de técnicas e ferramentas, auxiliar seu cliente a alcançar suas metas e superar seus obstáculos, muitas vezes ultrapassando até mesmo seu próprio limite de trabalho, se superando e alcançando seus objetivos. Este é um processo rápido, de atuação forte, e por muitas vezes, considerado até um pouco agressivo. Exemplos básicos desta forma de atuação pode ser visto em Treinadores Esportivos.

Coaching Juvenil: Este é um processo que não é muito explorado, até mesmo pela sua baixa divulgação. O Coaching Juvenil trabalha com jovens e adolescentes, principalmente em períodos que buscam iniciar uma carreira profissional, para auxiliar os clientes a encontrarem respostas a dúvidas comuns nesta época. Além do processo auxiliar no desenvolvimento inicial do individuo, ele também auxilia na colocação do mesmo no mercado de trabalho, de uma forma segura e sustentável.

Life Coaching: Identificado também como Coaching de Vida, Neste processo, a busca é pela excelência na qualidade de vida do cliente, proporcionando através de diversas técnicas a melhora continua no desenvolvimento de uma vida saudável e com resultados tantos pessoais como profissionais. É uma das principais formas de trabalho, que da mesma forma do Coaching Pessoal, ele tem um foco mais abrangente, com uma metodologia mais ampla e aberta a mudanças constantes para o planejamento de objetivos.

Estas são as principais formas de trabalho, mas além destas, existem muitas outras atuações do coaching, como pode ser visto na relação a seguir:

Coaching de Negócios, Coaching de Planejamento de Vida, Coaching de Projetos, Coaching de Equipe, Coaching de Férias, Coaching de Missão de Vida, Coaching Executivo, Coaching de Atração, Coaching de Transição entre inúmeros outros nichos de trabalho.

Espero que tenham gostado deste artigo, e em breve mais atualizações e definições deste poderoso processo de trabalho que é o Coaching.

Abraços e Sucesso Sempre.

Seus comentários podem nos ajudar a melhorar e oferecer um conteúdo mais direcionado. Ajude-nos a fazer deste espaço, um local onde as suas dúvidas podem encontrar uma solução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s