História do Coaching


Evolução do Coaching por Coach Douglas Ferreira

Evolução do Coaching por Coach Douglas Ferreira

Muito se fala sobre o Coaching hoje em dia, mas poucas pessoas realmente conhecem sua origem, e sua trajetória até os dias de hoje. Hoje neste artigo, pretendo relatar um pouco desta história de sucesso desta ferramenta de desenvolvimento humano e pessoal.

Acima, temos uma breve referencia as datas mais importantes, e como podemos ver, o Coaching já é tema de relatos desde 1500, quando surgiu como forma de descrever o condutor de carruagens na idade média, em territórios europeus.

Estes condutores foram chamados de Cocheiros, ou aquele que conduz o coche (nome dado as carruagens) Os cocheiros eram profissionais que conduziam seus passageiros para os destinos desejados. Após um longo período mantendo este significado, somente em 1850, o mesmo termo foi atribuído a professores e mestres de universidades, principalmente quando se tratava de um tutor, ou aquele individuo responsável em auxiliar os estudantes nas preparações de testes e exames diversos.

Neste momento, é importante ressaltar que o significado do termo era o mesmo, um individuo que conduzia seu “passageiro” para um destino previamente desejado. Significado este que não se alterou, desde seu primeiro uso.

Em 1950, o termo Coach foi usado pela primeira vez como uma habilidade de gerenciamento de pessoas, onde então, foram introduzidas as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências dos indivíduos e relacionando as mesmas ao processo de melhoria continua. Apesar de inúmeras pesquisas, não encontrei nenhum fato ligando este termo ao processo esportivo na década de 50, mas imagino que neste mesmo período o mesmo foi introduzido neste setor, designando como Coach, o responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Chegamos então ao ano de 1960, quando em Nova Iorque, em um programa educacional introduziu pela primeira vez as habilidades de Coaching de Vida, ou Life Coaching. Posteriormente este programa foi introduzido no Canadá, onde foi aperfeiçoado com a introdução de técnicas e ferramentas para a resolução de conflitos e problemas. Neste momento o Coaching começa a ganhar força dentro dos meios empresariais, e sua utilidade se mostra mais significativa na década de 80, onde programas de liderança incluiria o conceito de Coaching Executivo e a partir deste momento, o Coaching surge como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano pessoal e profissional, sendo utilizado até os dias de hoje por grandes corporações e seus lideres.

No Brasil, o Coaching surgiu na década de 70, através de associações com o meio esportivo, para então entrar no mundo dos negócios ainda mantendo seu significado original, de “conduzir” o individuo para uma etapa mais avançada de seu mundo.

O grande sucesso do Coaching depende exclusivamente de sua capacidade em solucionar problemas e estabelecer metas. Hoje, o Coaching é utilizado por inumeras grandes empresas, as quais podemos citar a Petrobras, Nestlé, O Boticário, HSBC e Banco do Brasil, já utilizam o método entre seus executivos e obtém um alto índice de resultado.

Vejamos os motivos principais que levam uma empresa a apostar no processo de Coaching:

  • Necessidade dos executivos em lidar com constantes mudanças e pressões e de ter um profissional que suporte, encoraje e ajude;
  • Ingresso de terapeutas no mundo corporativo e utilização de suas habilidades;
  • Reconhecimento da atuação dos Coaches na área esportiva;
  • Descoberta do mundo corporativo da necessidade de se fechar o ciclo de aprendizado com o suporte de Coaches

Outro ponto importante para a representação do sucesso do Coaching depende muito do profissional que o aplica, pois o mesmo deve ter uma série de atributos e habilidades:

  • Comunicação
  • Motivação
  • Planejamento
  • Transformação
  • Visão Sistêmica
  • Ética e Caráter

Este artigo, é uma pequena introdução ao mundo do Coaching, e espero que possa esclarecer evetuais dúvidas, e finalizando, deixo como reflexão a minha visão sobre o Coaching:

“O Coaching é um processo que visa, dentro de suas técnicas e ferramentas, definir sua atual posição, e onde você deseja chegar. Com estes dados, conduzir você para o destino desejado”

Abraços e Sucesso Sempre

Anúncios

4 Respostas para “História do Coaching

  1. Olá Douglas
    Sou Luci Garcia, MAster Coach e quero parabenizá-lo por este artigo.
    Está muito bom! Compartilhei em minha página com o seu link.
    Atenciosamente
    Luci

  2. Zildenia Oliveira

    Oi Douglas, sou Zildenia Oliveira Personal Coach estou escrevendo uma monografia sobre gestão e coaching, seu artigo sobre história do coaching onde conseguiu? Em que livro? Tem comprovação onde? Aguardo retorno. Abraço.

  3. Parabéns.
    Tenho o mesmo interesse … , seu artigo sobre história do coaching onde conseguiu? Em que livro? Tem comprovação onde?

    Obrigada

  4. Douglas, sou Álvaro e como Zildenia, gostaria de saber sobre as suas fontes: livros etc. Pode me escrever a respeito?
    Obrigado,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s