Modelo 12 – Road Map – Planejamento de Metas


Coach Douglas Ferreira

Apresentando mais um Modelo de Coaching para uso online, O Road Map. Esta ferramenta é utilizada em conjunto com outras ferramentas, como Especificação de Objetivos, Resultados esperados e a Dream List, para um melhor planejamento do objetivo previsto.

Road Map

Basicamente, o Road Map é uma linha do Tempo, onde podemos visualizar graficamente todos os passos que serão necessários, desde o ponto em que estamos, até alcançar o objetivo desejado. Ele pode ser simples, representado apenas por uma linha, ou mais complexo, representado como um fluxograma detalhado de cada passo apresentado.

Iremos neste passo a passo, realizar um Road Map simples. Uma das características do Road Map, é o fato dele começar o planejamento a partir do fim do processo, para isso é necessário que antes você já tenha um objetivo previsto. Vamos para isso utilizar um exemplo simples, e a partir deste exemplo, elaborar nosso Road Map.

Passo a Passo

Como exemplo do processo, vamos estabelecer a meta de Comprar um Carro, para isso, é importante como eu disse anteriormente, especificar corretamente o objetivo, e é nesta primeira etapa que iremos utilizar as informações obtidas:

  • Modelo do Carro: Corsa Sedã – Ano 2008 – Cor Vinho
  • Data de Aquisição: Dezembro de 2011
  • Observações: Regularizar Carteira de Motorista

Como este é só um exemplo, iremos utilizar os dados de forma simplificada, estas informações serão o suficiente para este processo. Começaremos o processo pelo objetivo já realizado, que é a compra do carro. Como já vimos em alguns artigos anteriores, quando especificamos um objetivo ele deve já fazer parte de nossa vida, pelo menos em nossa mente. Vamos então ao inicio:

A grande questão utilizada neste processo é:

Qual foi minha ação imediata antes desta ação atual?

  1. 20/12/2011 – Viajando com minha familia para um passeio na praia com meu carro novo;
  2. 19/12/2011 – Preparando as malas e escolhendo o lugar para onde vou passear com minha familia;
  3. 10/12/2011 – Regularizando a compra de meu carro novo no cartório;
  4. 05/12/2011 – Compra do carro na loja escolhida;
  5. 20/11/2011 – Pesquisa em diversas lojas para verificar oferta do carro que quero comprar;
  6. 05/11/2011 – Verificar junto a empresas de crédito, caso haja necessidade;
  7. Definindo um Objetivo: Comprar um Carro

Este foi um pequeno exemplo de como deve ser feito um Road Map. Logicamente que quando ele é feito utilizando todas as informações obtidas em uma Análise Criteriosa e uma correta Especificação de Objetivo, ele terá mais passos a serem seguidos, e o tempo poderá ser melhor definido.

Após a conclusão do Road Map, é importante verificar a consistência de cada passo, se não falta nenhuma observação ou ação que seja importante para a realização do objetivo desejado. Isso pode ser obtido aplicando ferramentas como a Análise de Metas Smart, ou Crie-PE, que já vimos anteriormente. Este processo é sempre recomendado que seja feito com a supervisão de um Coach, pois o mesmo poderá auxiliar na correta forma de estabelecer seus passos, como também na congruência dos mesmos.

Caso tenham gostado deste modelo, entre em contato para verificar a disponibilidade de realizar uma sessão de coaching para aprender a especificar seus objetivos e realiza-los. Sua participação é muito importante para nosso espaço, e agradecemos sua visita.

Abraços e Sucesso Sempre

Seus comentários podem nos ajudar a melhorar e oferecer um conteúdo mais direcionado. Ajude-nos a fazer deste espaço, um local onde as suas dúvidas podem encontrar uma solução.

 

Anúncios

4 Respostas para “Modelo 12 – Road Map – Planejamento de Metas

  1. Bacana suas dicas, gostei espero que un dia seja possivel frequentar uma palestra sua se tiver, obrigado pelas dicas.

  2. Douglas! Eu atuo como life e Executive Coach a 5 anos. Acho seus posts maravilhosos! Um forte abraço!

  3. O Road map pode ser aplicado em equipes de uma empres aque tem seus objetivos traçados?

  4. Douglas, bom e linda a disponibilidade em compartilhar o “sumo” do seu esforço adquirido atraves de muitas horas de trabalho. Você é um VENCEDOR.Um vencedor não teme.
    Amei, gostaria de fazer uma sessão de coaching c/ vc, se possível.

    Cleonice

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s