Modelo 15 – Idéias Fixas


Idéias fixas são elementos que podem contribuir para que possamos concluir nossos objetivos e nossas metas. Podemos definir como idéias fixas, pensamentos negativos que podem surgir de forma continua, nos momentos que desejamos realizar determinada mudança de comportamento. Vejamos alguns exemplos:

  • Eu não consigo um emprego melhor pois não tenho capacidade para isso;
  • Eu não tenho amigos, pois não sou capaz de me socializar;
  • Eu não tenho capacidade de aprender novas habilidades;

Estes são exemplos típicos que de que estamos sendo atacados por idéias fixas, e que manter estas idéias não só pode, como vai prejudicar de forma considerável nosso desenvolvimento humano e pessoal. Neste Modelo de Processo de Coaching Online, iremos aprender como combater estas idéias, de forma a potencializar nossos ganhos em busca de nosso sucesso.

Idéias Fixas

Passo 1: Identifique as idéias fixas que habitam seus pensamentos. Descreva cada uma delas em uma lista. Determine com qual você deseja iniciar o processo e a reserve.

Passo 2: Responda e reflita sobre as seguintes questões:

  • Baseado em que princípios estou de acordo com esta forma de pensamento?
  • Quais regras estou seguindo, para que este pensamento tenha força?
  • O que eu sei em relação a esta forma de pensamento?
  • Como eu sei que isto é verdade?
  • Porque esta situação deve ser assim?

Para facilitar, vou descrever este passo em um pequeno exemplo:

Forma de Idéia Fixa: Eu não tenho amigos, pois não sou capaz de me socializar

  • Baseado em que princípios estou de acordo com esta forma de pensamento? “Não consigo conversar com as pessoas que eu tenho contato, e me sinto isolado em meus grupos sociais”
  • Quais regras estou seguindo, para que este pensamento tenha força? “Me isolo das pessoas e evito ter contato com pessoas que não conheço”
  • O que eu sei em relação a esta forma de pensamento? “Não consigo manter uma amizade, e nem tenho capacidade de interagir com outras pessoas”
  • Como eu sei que isto é verdade? “…”
  • Porque esta situação deve ser assim? “…”

Passo 3: A idéia deste segundo passo, é ocasionar um “curto-circuito” em sua forma de pensar, e perceber o quanto suas respostas estão se tornando irracionais. Perceba no exemplo, que se as respostas forem bem analisadas, o individuo esta se afastando do convívio em grupo por conta própria. Ele não possui nenhuma base real de que a idéia que alimenta esta lhe fazendo bem.

Após este processo inicial, iremos trabalhar com uma série de questionamentos para levantar o custo beneficio, as vantagens e desvantagens de manter esta forma de pensamento. Vamos aos questionamentos desta análise:

  1. Como esta idéia fixa o ajudou a realizar determinado objetivo?
  2. Como esta idéia fixa o ajudou para prevenir determinada situação?
  3. Como esta idéia fixa permitiu que você fizesse determinada ação ou tomasse determinada atitude?
  4. O que é certo sobre isto?
  5. Esta idéia fixa deixa outras pessoas em desvantagem em relação a você?
  6. De que forma esta idéia fixa se tornou uma solução para seus problemas?
  7. O que aconteceria se você tivesse uma nova visão destas situações?
  8. O que aconteceria se você não tomasse uma atitude em relação a isto?
  9. Quando tomar uma atitude de forma contraria a esta idéia fixa, poderia ser uma boa forma de mudar seu comportamento e os resultados positivos em sua vida?

Estes são exemplos de questionamento que você pode fazer para confrontar seu modo de vida atual e tomar as atitudes necessárias para obter o sucesso que tanto almeja.

Análise suas respostas, e faça uma reflexão de como este seu comportamento atual esta prejudicando sua forma de vida.

Faça o download deste processo no link abaixo:

Idéias Fixas – Download

Caso deseje receber feedback deste processo, entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Seus comentários podem nos ajudar a melhorar e oferecer um conteúdo mais direcionado. Ajude-nos a fazer deste espaço, um local onde as suas dúvidas podem encontrar uma solução.

2 Respostas para “Modelo 15 – Idéias Fixas

  1. interessante

Deixe um comentário

