#Autoconfiança – A importância do Medo


Sentir medo é algo comum para as pessoas que não possuem autoconfiança. É comum que as pessoas me digam: “– Não consigo realizar tal objetivo, pois tenho medo“. “– Não consigo pedir um aumento ao meu patrão, pois tenho medo da reação dele“. “– Queria muito ser uma pessoa de sucesso, sem medo de nada“. Bem, venho trazer a luz de nossa consciência, que sentir medo não é uma característica única das pessoas com baixa confiança. Você esta pronto para ouvir uma grande verdade da vida? Que vai mudar a forma como você vê seus ídolos e as pessoas de sucesso que cercam sua vida?

Todas as Pessoas têm medo

Isso é uma verdade que muitos não acreditam. Aquele seu amigo que realizou um salto de para quedas. para você ele pode ser uma pessoa totalmente sem medo, que desafia os perigos e faz o que quer, mas tenha a certeza, que ele teve sim muito medo. Aquele conhecido do trabalho, que abandonou um emprego de mais de 20 anos para apostar em um negócio próprio. Você pode vê-lo como uma pessoa com coragem, que não tem medo de desafios, mas tenha a certeza, ele teve sim, muito medo. Podemos citar aqui inúmeros casos de pessoas que você conhece, ou admira, que conquistaram grandes vitórias, e que ao seu ver, são pessoas que não tem medo de nada em suas vidas, mas tenha a plena certeza, Todas estas pessoas têm medo.

A grande verdade, é que o medo é algo que deve ser aproveitado para nosso próprio bem. Devemos sim ter medos, admitir nossos medos, pois somente desta forma, podemos passar para uma nova fase de nossa vida, onde passaremos de pessoas comuns, vivendo um dia após o outro numa rotina doentia, para nos tornarmos pessoas de sucesso, capaz de alcançar qualquer objetivo.

Para entendermos todo este novo conceito de medo, temos que nos aprofundar nos conceitos de coragem. Vamos ver o que podemos encontrar como definição de coragem:

Dicionário Online: coragem(francês courage) s. f.
1. Firmeza de ânimo ante o perigo, os reveses, os sofrimentos.
2. [Figurado]  Constância, perseverança (com que se prossegue no que é difícil de conseguir).
“Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.” (Henry Ford)

Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.” (William Shakespeare)

“O impossível, em geral, é o que não se tentou.” (Jim Goodwin)

“Homem verdadeiramente corajoso é aquele que tem medo do temor.” (Maomé)

“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.” (Mark Twain)

Como é mencionado por Mark Twain, a Coragem é ter domínio do medo, e não a ausência do medo. Por este motivo, podemos afirmar com toda a segurança que todas as pessoas têm medo. O Investidor, que faz fortunas nas bolsas de valores, tem medo, o pai de familia, que deixa a segurança de uma carteira de trabalho, para apostar em seus sonhos, tem medo, ou seja, o medo é algo que faz parte da vida de todas as pessoas, sejam elas pessoas de renome, de sucesso, ou pessoas comuns.

Quando percebemos e aceitamos esta verdade em nossa vida, os obstáculos do caminho parecem menores. Começamos a perceber que podemos vencer qualquer desafio, chegar onde quisermos, bastando para isso seguir um principio básico: Termos a coragem necessária para superar o medo, para dominar o medo.

Vamos então começar uma nova rotina em nossa vida. Vamos começar a enfrentar nossos medos. Um pequeno exercicio que podemos utilizar neste processo, é buscarmos em nossas lembranças todas as conquistas que já tivemos em nossa vida. Veja abaixo como pode ser simples você descobrir onde se esconde a coragem dentro de você em apenas 5 passos:

  1. Análise suas conquistas:
  2. Relembre dos momentos anteriores a ter estas conquistas, e enumere os medos que você sentiu em cada uma delas:
  3. Descreva como você se sentiu, ao superar estes medos e conquistar suas vitórias:
  4. Descreva o que você aprendeu, com cada uma dessas experiências:
  5. Como você pode utilizar este aprendizado, para superar os medos que surgem atualmente em sua vida, como por exemplo superar esta fase de baixa estima, e conquistar o lugar que você realmente merece ocupar?

Agradeço a todos que apreciaram este artigo, e aguardo nos comentários suas experiencias, de quando vocês conseguiram dominar o medo em suas vidas.

Abraços e Até Breve.

Seus comentários podem nos ajudar a melhorar e oferecer um conteúdo mais direcionado. Ajude-nos a fazer deste espaço, um local onde as suas dúvidas podem encontrar uma solução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s