Como montar uma #Avaliação360 – #Coaching – #Coach


Já falamos algumas vezes sobre a avaliação 360º, e sua importância para a análise de pessoal dentro de uma empresa. Hoje, um dos recursos menos explorados dentro das organizações é o recurso humano. Observar e trabalhar na melhoria contínua dos colaboradores de uma empresa é peça fundamental para o seu sucesso e o seu desenvolvimento, seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Hoje, vamos explorar uma das ferramentas mais importantes para iniciar este processo, a Avaliação 360 graus.

Esta avaliação determina como os colaboradores de uma empresa são vistos pelos seus companheiros, superiores e inferiores, como também pelos clientes e fornecedores da empresa. Esta análise deve ser utilizada para a melhoria continua de todos, não devendo portanto ser usada como forma de punição. A Avaliação 360º trabalha com as seguintes áreas:

  1. Liderança: Sabe liderar seus subordinados e as pessoas em sua volta.
  2. Paixão/Vontade: Busca o melhor para a empresa e não poupa esforços para isso.
  3. Flexibilidade: É flexível em tarefas e sabe se adaptar a mudanças.
  4. Disponibilidade/Disposição: Está sempre disponível e disposto.
  5. Integração: Está perfeitamente integrado aos outros funcionários e à empresa e sua missão.
  6. Colaboração: É muito importante para a empresa e tem colaborado para seu crescimento.
  7. Organização: É organizado e procura organizar os ambientes à sua volta.
  8. Ética: É ético em todos os pontos.
  9. Produtividade: Trabalha com alta produtividade e procura sempre melhorá-la.
  10. Proatividade: É proativo, gerando retornos de informação construtivos e provendo novas idéias.
  11. Aptidão técnica: É capacitado para exercer a função para qual foi contratado.

A partir destas áreas, é elaborado um questionário onde cada individuo participante da empresa, diretamente ou não ligado com os colaboradores a serem avaliados, estarão determinando uma nota de 1 a 5 seguindo a classificação a seguir:

  1. Nunca
  2. Raras Vezes
  3. Eventualmente
  4. Quase Sempre
  5. Sempre

A partir dos resultados obtidos e organizados, teremos uma visão clara dos pontos a serem trabalhados do colaborador avaliado. Desta forma, é possível determinar quais ações corretivas e de melhoria continua devem ser aplicadas para que o mesmo possa exercer 100% de sua atuação, tendo da mesma forma a capacidade de se promover em um processo de melhoria continua.

É importante realçar que esta avaliação nunca deve ser usada com o intuito de punir a partir de seus resultados. a verdadeira função de uma empresa de sucesso é realizar processos que visam a melhoria continua de seu pessoal, podendo eles desta forma produzirem mais e melhor, se afeiçoando a empresa e fazendo dela uma extensão de sua vida particular.

Entre em contato caso deseje saber como podemos auxiliar sua empresa e seus colaboradores através de nossos processos de melhoria continua. Será um prazer ajuda-lo a encontrar o seu sucesso e alcançar todos os seus objetivos, pessoais e profissionais.

Abraços e Sucesso Sempre,

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