Como buscar nosso Caminho. Conhecendo nossa Bússola Emocional. #Coach


Um passo importante para melhorarmos nosso interior é conhecer profundamente nossos estados emocionais. Nossas emoções são o que norteiam nossas conquistas, e se soubermos como estamos emocionalmente, saberemos quais recompensas poderão ser esperadas.

Nossas emoções mostram claramente como estamos interagindo com o mundo a nossa volta atualmente. E apenas nós somos responsáveis por manter um nível de emoção positivo para interagir de forma positiva com nosso meio social. Antes de iniciarmos nosso processo de controle de emoções, vamos conhece-las, dentro de sua classificação:

  1. Alegria – Conhecimento – Autoconfiança – Liberdade – Amor – Admiração
  2. Paixão
  3. Entusiasmo – Ânsia – Felicidade
  4. Crença – Expectativa Positiva
  5. Otimismo
  6. Esperança
  7. Contentamento
  8. Tédio
  9. Pessimismo
  10. Frustração – Irritação – Impaciência
  11. Sobrecarga
  12. Desapontamento
  13. Dúvida
  14. Preocupação
  15. Reprovação
  16. Desânimo
  17. Raiva
  18. Vingança
  19. Ódio – Ira
  20. Inveja
  21. Insegurança – Culpa – Desvalorização
  22. Medo – Sofrimento – Depressão – Desespero – Impotência

Nesta lista, temos reunidas as principais emoções que sentimos em diversos momentos de nossa vida, e até mesmo em nosso dia a dia. O mais importante neste momento, é verificarmos junto a nós mesmos, quais sentimentos estão mais ativos em nossa vida, e partindo desta emoção, buscar pensamentos que possam elevar nossas emoções. Hoje, é muito fácil e comum encontrar indivíduos na escala mais baixa de emoções, com medos, em uma vida desesperada, se sentindo impotentes com o curso das ações ao seu redor e sofrendo com a pior das dores já conhecidas, a depressão.

Agora vocês devem estar se perguntando: “Mas eu não consigo ver a luz no fim do tunel, não há nada que eu possa fazer que vá mudar este cenário“. Esta é a afirmação dos que já desistiram de lutar, e a nossa luta não termina quando queremos mas sim quando for a hora de terminar. Por este motivo, precisamos encontrar um meio de sair desta lama de emoções e buscar subir em nossa escala emotiva. Neste processo, a menor vitoria deve ser comemorada. Para quem esta estacionado talvez anos em um estado emotivo, um centimetro que ele consiga avançar é uma vitória digna de ouro. VAmos então ver algumas dicas de como avançar este centimetro que seja, pois a mais longa das caminhadas devem começar com um primeiro passo.

Realizar nossa escalada emocional é um treino constante, e o primeiro passo é decidir realizar este treinamento, e se comprometer realmente a realiza-lo. Se você se encontra no ultimo estágio da escala emocional, deve ser muito dificil conseguir ter ao menos um pensamento positivo, mas você deve se esforçar, e encontrar ao menos uma atividade que lhe proporcione alguns momentos de paz, onde poderá ter a oportunidade de formular pensamentos positivos. Brincar com seu animal de estimação, passar um tempo com seus filhos, ler um bom livro ou escutar aquela música capaz de levantar seu espírito são dicas que você pode utilizar para encontrar este momento em seu dia.

Ao escolher sua atividade, se comprometa a realizá-la pelo menos uma vez ao dia, nem que seja por 15 minutos, mas serão 15 minutos seus, onde você poderá encontrar paz e tranquilidade, e iniciar seu processo de mudança. Se estes 15 minutos estão lhe proporcionando bons momentos, continue o processo lhe oferecendo mais tempo a cada semana. Fortaleça seus pensamentos positivos, e faça com que eles se tornem algo constante em sua vida.

Para finalizar este texto, vou daixar algumas palavras de Pablo Neruda:

 O pensamento tem poder infinito. Ele mexe com o destino, acompanha a sua vontade. Ao esperar o melhor, você cria uma expectativa positiva que detona o processo de vitória. Ser otimista é ser perseverante, é ter uma fé inabalável e uma certeza sem limites de que tudo vai dar certo. Ao nascer o sentimento de entusiasmo, o universo aplaude tal iniciativa e conspira a seu favor, colocando-o a serviço da humanidade. Você é quem escreve a história de sua vida – ao optar pelas atitudes construtivas – você cresce como ser humano e filho dileto de DEUS. Positivo atrai positivo. Alegria chama alegria. Ao exalar esse estado otimista, nossa consciência desperta energias vitais que vão trabalhar na direção de suas metas.  Seja incansavelmente otimista. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma. É humano e natural viver aflições, só não é inteligente conviver com elas por muito tempo. Seja mais paciente consigo mesmo, saiba entender suas limitações. Sem esforço não existe vitória. Ao escolher com sabedoria viver sua vida com otimismo, seu coração sorri, seus olhos brilham e a humanidade agradece por você existir.

Pablo Neruda

Obrigado por compartilhar e curtir nossos artigos e nossa Fan Page.

Douglas Ferreira
Personal & Professional Coaching

Anúncios

Uma resposta para “Como buscar nosso Caminho. Conhecendo nossa Bússola Emocional. #Coach

  1. Rapaz, textinho pequeno mas muito bom!!! Neruda sabia o que estava dizendo e vc aproveitou bem o texto. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s