Coaching – Quando é o momento ideal? (#coach #sucesso #desenvolvimento)


Esta é uma questão bastante comum para as pessoas que procuram um Coaching. Em minha experiência de trabalho, notei que 90% das pessoas que procuram um profissional de coaching, o fazem por já estarem em uma das seguintes situações:

  • Medo de possível demissão por reestruturação na empresa
  • Fim de todas as alternativas na resolução de conflitos
  • Estado físico e mental de desespero
  • Dificuldade extrema de relacionamento pessoal e profissional

Estas são apenas algumas das situações que consigo me recordar com uma maior incidência. Mas todas estas situações, e as demais não citadas, possuem algo em comum. As pessoas identificam o processo de coaching como sua ultima alternativa, como aquele bote salva-vidas que chega ao ultimo segundo, e pode lhe salvar. Vamos neste artigo, tentar demonstrar que o coaching é uma ferramenta poderosa para ser utilizada principalmente no inicio de carreira, onde os problemas ainda não existem.

Quando o coaching é utilizado da maneira tradicional, ou seja, na resolução de problemas e conflitos, ele tem um papel importante e fundamental, pois ajuda ao coachee a ter uma visão mais ampla da situação atual que vive, e de como irá chegar até a situação desejada em curto prazo. Já quando utilizado no inicio da carreira, o coaching possui um potencial muito maior, pois desta forma, o coachee poderá fazer um planejamento em longo prazo, e dentro deste planejamento, ter uma estratégia de trabalho e aprendizado que irá garantir seu futuro de forma sustentável e segura.

É importante que a divulgação do coaching seja feita nesta fase da vida de um profissional, por isso podemos observar um grande crescimento na procura de coaching por estudantes em formação e por adolescentes, pois o coaching auxilia estes indivíduos a planejar e desenvolver habilidades e competências para chegar onde deseja. Outro ponto importante a destacar, é o fato de que este artigo não é contrário a utilização do coaching por qualquer profissional em qualquer fase de sua vida pessoal ou profissional, muito pelo contrario, pois o coaching, como citado anteriormente, tem uma forte influência na reeducação comportamental do individuo, em qualquer momento.

O que queremos salientar é a utilização do coaching como um potencializador de suas habilidades, para que você possa planejar seu futuro sem ter o perigo de estar despreparado quando for enfrentar problemas e dificuldades diversas. Como é sabido pelo velho ditado, “é preferível remediar, a consertar”. Como um planejamento estratégico, o coaching deve ser utilizado para prever eventuais problemas e encontrar as soluções mais adequadas para a sua resolução. Esperar o problema surgir, pode ser um erro fatal na vida profissional de qualquer individuo, um erro que podemos evitar através da utilização adequada de técnicas e ferramentas que o coaching nos oferece.

Você já pensou em seu futuro? O que você quer? Onde deseja estar? Como deseja estar? Estas são perguntas facilmente respondidas pelo coaching, e suas respostas poderão fazer a diferença entre pessoas comuns, e pessoas de sucesso.
Desejo a todos um ótimo final de semana com muitas reflexões a respeito deste tema, e caso desejem comentar, ficaremos muito gratos pela sua participação.

Abraços e Sucesso Sempre,

Coach Douglas Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s