Timidez, um caso sem solução? (#timidez #coach)


Nestes últimos dias, recebi várias dúvidas a respeito de problemas com a timidez. Escolhi duas das dúvidas mais comuns, e a partir delas, vamos tentar esclarecer um pouco a respeito da timidez, e em como encontrar sua solução.

Cláudio: “No meu caso eu sou tímido em algumas ocasiões. Por exemplo eu tenho namorada e não tenho timidez em lidar com mulheres. Mas há ocasiões que fico bloqueado de conversar com pessoas que não me identifico muito. Mas eu não quero isso. Eu presiso criar afinidades. E outra coisa. Sempre tive dificuldade p/ me relacionar com algum líder de empresa. Preciso saber como vencer esses obstáculos.” 

Vanessa: “Oi, sou pessoa muito tímida em algumas situações, mas em outras não ultimamente estou no processo de procura de estágio, e acho que minha Timidez está me atrapalhando muito!! Eu consigo falar e passar por cima da minha timidez, mas não consigo demostrar controle do meu emocional na hora e fico tão nervosa que me atrapalho toda!! talvez se melhorasse minha tímidez, eu não ficaria tão nervosa nas dinâmicas.”

Podemos observar que influencia de forma negativa sobre nossos relacionamentos pessoais e profissionais, e a grande dúvida que existe, é em como enfrentar a timidez de forma a resolver este problema. Em um artigo anterior, falamos sobre a importância do medo em nossas vidas. Neste mesmo contexto, a timidez é uma característica que devemos aprender a controlar. Ser timido não é um sinal de fraqueza, a timidez é uma proteção que criamos, quando temos medo de enfrentar o desconhecido. Um ponto em comum entre todas as dúvidas que recebi, é referente ao fato de que as pessoas não são totalmente tímidas, a timidez surge em alguns momentos específicos, seja uma reunião com o chefe, uma apresentação em sala de aula ou o contato com uma pessoa desconhecida. Vamos ver uma sequencia de passos a utilizar, para aprender a controlar a timidez:

  1. Descubra seu nível de timidez. Existem diversos testes espalhados na internet que identificam o seu grau de timidez. Como uma avaliação prévia, recomendo que acesse este link para fazer uma análise de sua timidez. “Teste de Timidez
  2. Identifique os momentos em que surge a sensação de timidez. Marque em uma agenda todas as situações que levaram a uma sensação de timidez. A partir de suas anotações, veja como você poderia ter agido de forma diferente para conseguir um resultado mais positivo.
  3. Confronte suas anotações em seu dia a dia. Parta para o ataque e confronte suas anotações, tomando as medidas que você descreveu para alcançar um resultado positivo para a situação.

Estes são passos simples para você iniciar seu combate a timidez, e em 90% dos casos possui um retorno rápido e duradouro. Espero que tenha auxiliado um pouco as dúvidas correntes, e caso tenha ainda alguma dificuldade, confira nossos cursos online para o combate a timidez:

Como Vencer a Timidez

Abraços e Sucesso Sempre,
Coach Douglas Ferreira

Uma resposta para “Timidez, um caso sem solução? (#timidez #coach)

  1. Parabéns pelas dicas, realmente a timidez pode atrapalhar muito a nossa vida.

Deixe uma resposta

