Procrastinação – Um mal desnecessário… (#coach – #ficadica)


Procrastinação - Um mal desnecessário

Procrastinação – Um mal desnecessário

Só mais cinco minutinhos…

Esta é a citação preferida de pessoas que se encontram em um estado de procrastinação evidente. Sempre desejando mais cinco minutos, seja para acordar logo de manhã, seja para iniciar um novo projeto, ou começar uma tarefa que já se estende por vários dias, ou até mesmo semanas. Um “procrastinador“, sabe que possui uma tarefa para ser realizada, mas sempre acaba dando um jeito de adiar a sua execução. Este comportamento pode levar a inúmeros problemas pessoais e profissionais. Vamos entender um pouco mais sobre os efeitos provocados por este comportamento:

  • Estresse: O Acumulo de tarefas ocasionado pela procrastinação, pode levar o individuo a ter crises de estresse, dificultando ainda mais a realização de tarefas simples, bem como sua convivência familiar e profissional.
  • Sensação de Culpa: A tarefa não realizada, pode retornar como uma assombrosa sensação de culpa, de “dever não cumprido”, causando sempre um mal estar não desejado.
  • Perda de Produtividade: Sabe aquela sensação de que não realizamos nada de importante em nosso trabalho? Ela ocorre quase sempre ao final do dia, e nos remete a uma sensação de vazio e de inutilidade. NA realidade, não é apenas uma sensação, é um sentimento real. Se nos confrontarmos diante de um espelho, teremos então a certeza de que não fizemos nada de útil em nosso longo dia.
  • Vergonha: Depois do estresse, da sensação de culpa e da falta de produtividade, vem consequentemente a vergonha. Vergonha de não cumprir com suas obrigações e deveres, seja no âmbito pessoal e profissional.

Como resolver este problema? Existem inúmeras formas de você solucionar a questão da procrastinação em sua vida. O mais eficiente, é você determinar que precisa realizar determinada tarefa, e não desviar sua atenção até a sua conclusão. Veja 5 dicas de como vencer este inimigo:

  1. Faça uma lista com todos os seus compromissos, e identifique cada um deles com as seguintes marcações: Prioridade – Não Prioridade – Dispensável.
  2. A cada dia, execute todas as tarefas marcadas como prioridade. Quando acabar a lista, passe para as de Não Prioridade. As dispensáveis, como o próprio nome diz, dispense.
  3. Esta lista e marcação deve ser feita todos os dias antes de você dormir. Atualize sua lista diariamente, reposicionando as tarefas conforme forem se aproximando de sua data de conclusão.
  4. Se você sempre precisa de mais 5 “minutinhos” para terminar uma tarefa, comece a se programar para iniciar suas tarefas 5 minutos antes.
  5. Responsabilidade, responsabilidade e comprometimento. Estas são as palavras de ordem para que você obtenha sucesso no combate a procrastinação.

Espero que este artigo tenha ajudado a elucidar um pouco a respeito da procrastinação. Existe um grande conteúdo na internet, e caso você não consiga seguir estas dicas, ou precise de um acompanhamento, entre em contato para verificar como o Coaching pode lhe ajudar a vencer este desafio em sua vida.

Muito obrigado pelo tempo dispensado, e agora, vamos ao trabalho. Você já conseguiu vencer este inimigo? Deixe suas próprias dicas e compartilhe suas experiencias conosco.

Coach Douglas Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s