Decodificando uma Análise Swot (#Swot #coach)


Modelo ilustrativo de uma Matriz Swot Padrão

Modelo ilustrativo de uma Matriz Swot Padrão

A análise Swot (Análise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma ferramenta muito utilizada para realizar a avaliação de um ou mais cenários, que envolvem um momento de decisão importante, seja de nível pessoal, como também profissional. O processo de trabalho através de uma análise Swot, será sempre comparar dois cenários distintos, ou então o momento atual com o momento futuro.

Ao lado temos a representação gráfica em um padrão internacional de uma matriz Swot. A partir deste modelo, poderemos realizar as mais diversas análises para avançar em nosso momento de decisão. A partir desta matriz, poderemos realizar os seguintes processos:

  • Avaliar a compra de um carro;
  • Avaliar a compra de uma casa ou apartamento;
  • Verificar uma mudança de carreira;
  • Avaliar contatos pessoais e sociais;
  • Avaliar o desenvolvimento de um novo projeto;
  • Avaliar a implantação de novos processos;
  • Definir uma viagem de passeio com a família;
  • Avaliar mudanças estratégicas em um projeto;
  • Avaliar e analisar formas de investimento;
  • Entre inúmeras outras opções limitadas apenas pela sua imaginação.

Seja qual for o processo em que a matriz Swot será realizada, o desenvolvimento será sempre o mesmo. Vamos conhecer cada uma das áreas e ter uma visão mais clara de sua utilização:

Forças – (S)trength: Nesta área, definimos todas as forças que possuímos, que podem auxiliar no desenvolvimento do processo, ou as forças resultantes de cada cenário apresentado.

Fraqueza – (W)eakness: Aqui estaremos definindo as fraquezas que temos atualmente, ou também as fraquezas provenientes de cada cenário que estamos analisando.

Oportunidade – (O)pportunities: Quais as oportunidades que podem surgir ao analisar este projeto ou cenário? Determine todas as oportunidades e a forma como elas surgem em cada cenário apresentado.

Ameaças – (T)hreats: Por fim, determine todas as ameaças provenientes de cada cenário apresentado, ou da mudança desejada em seu projeto.

Tendo todas essas informações detalhadas em sua matriz Swot, você agora pode fazer uma análise visual, e verificar quais de seus projetos possui um maior número de benefícios, de que forma você pode trabalhar suas forças para um melhor aproveitamento das oportunidades, como eliminar as ameaças e diminuir seus pontos fracos. São inúmeras formas de avaliar e analisar, que resultarão sempre em uma escolha acertada em relação ao projeto em questão, ou dentro dos cenários apresentados.

A análise Swot é então uma ferramenta poderosa na mudança de comportamento e de visão sobre as nossas atuações, podendo trazer benefícios incontáveis para o nosso progresso pessoal e profissional.

Você já fez uma análise Swot em sua vida? Como foi o resultado apresentado? Participe em nossos comentários e deixe sua dúvida ou opinião.

Anúncios

Uma resposta para “Decodificando uma Análise Swot (#Swot #coach)

  1. ótima publicação desse método que é conhecido também como FOFA
    Fortalezas,Oportunidades,Fraquezas e Ameaças.Parabéns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s